Alerta de perigo: hydrofoils são lâminas mortais

Alerta de perigo: hydrofoils são lâminas mortais
Após tomar conhecimento de um grave acidente com um hydrofoil, o surfista de ondas grandes australiano Jamie Mitchel postou um alerta no Facebook recomendando muito cuidado com a prancha alternativa.

Lá estava ele, flutuando sobre a água, como alguém fugindo do trânsito numa nuvem. Quando Kai Lenny divulgou filmagens dele surfando com uma prancha hydrofoil auto-propulsionada, as pessoas ficaram paralisadas e queixos caíram até o chão. Um leitor do Surfline comentou “QUERO. UM.AGORA.PEGUE.MEU DINHEIRO.”

Publicidade

Mas enquanto Lenny faz com que o artefacto não convencional pareça incrivelmente divertido, este tipo de prancha aparentemente é uma séria ameaça, aos que a utilizam e demais no mar ao seu redor. Após ter visto o “waterman” de Maui surfar nas nuvens, um experiente surfista japonês chamado Yu Tonbi Sumitomo quis uma pra ele. “Consegui um foil de um amigo”, Sumitomo escreveu via Facebook. “Não vejo a hora de experimentar, parece divertido.”

E divertido foi, até que o foil acertou Sumitomo bem na cara.

A lesão resultante, um extenso corte na cabeça do japonês, motivou o surfista de ondas grandes australiano Jamie Mitchel a emitir um alerta público sobre os perigos do hydrofoil. Em sua página no Facebook ele escreveu:

“Ultimamente tenho sido muito perguntado sobre minha opinião sobre a chamada “NOVA” popularidade do foil e não tenho dito quase nada. Mas, lamentavelmente, ontem eu vi uma foto que eu sabia que iria ser feita mais cedo do que mais tarde. Na minha opinião, Foils são para ondulações de mar aberto, ondas em bancadas isoladas, e lugares onde não tem pessoas, ou muito poucas estão praticando foil juntas. Foils são perigosos, muito perigosos, e não pertencem à zona do mar onde as massas e o público em geral pega ondas. Sim, o Kai e alguns poucos garotos talentosos provavelmente podem controlar estas pranchas de uma maneira assombrosa, mas você não pode controlar as ações e movimentos de outras pessoas. Diariamente, vejo mais e mais vídeos de pessoas experimentando os foils e estou com muito temor de que alguém vai acabar pagando o preço mais alto possível e morrer. Olhe para esta foto abaixo. Se um foil acertar você ou se você acertar alguém, vai terminar mal. Eu sinceramente espero que as pessoas e empresas ganhando dinheiro com isso estejam fazendo o seu melhor para educar as pessoas sobre os perigos. Não acho que este vai ser o primeiro nem o último incidente, desafortunadamente. Estou feliz que o cavalheiro nesta foto ficará ok. Por favor, pense em que está ao seu redor antes de saltar sobre e começar a surfar numa destas pranchas

 

jamie-fb
O surfista japonês Yu Tonbi Sumitomo sofreu uma grave lesão num acidente com um hydrofoil, o que motivou Jamie Mitchel a emitir uma alerta público sobre estas pranchas. “Foils são perigosos, muito perigosos, e não pertencem à zona do mar onde as massas e o público em geral pega ondas”, Jamie escreveu no Facebook. Foto: Jamie Mitchell/Facebook

Para ser correto, surfar (em geral) é perigoso. Mas se você incorporar um foil similar a uma faca, cortando a água debaixo dos seus pés, o risco fica ainda maior. É tudo brincadeira e diversão até que alguém seja decapitado.

Fonte surfline.com