A WSL anuncia o Founders’ Cup of Surfing para o mês de maio

Gabriel Medina of Brazil surfing at the Future Classic in Lemoore, CA, USA

Gabriel Medina (Foto: Sean Rowland – WSL)

By João Carvalho

Registre-se para a pré-venda de ingressos: WSLFoundersCup.com

Publicidade

A World Surf League (WSL) confirmou a realização de um evento inédito para os melhores surfistas do mundo nos dias 5 e 6 de maio no Surf Ranch em Lemoore, na Califórnia, Estados Unidos. E Founders’ Cup of Surfing apresentado por Michelob ULTRA Pure Gold, será uma competição especial, disputada por equipes mistas representando o Brasil, Estados Unidos, Austrália, Europa e Mundo.

Foram selecionados os melhores surfistas das categorias masculina e feminina da elite do World Surf League Championship Tour. O evento terá a duração de dois dias no Surf Ranch, a piscina de ondas em Lemoore, na Califórnia. A competição fará parte de um festival que vai homenagear a cultura de surfe com comida, música, bebidas, arte e convidados especiais no local.

“Essa tecnologia (da piscina de ondas perfeitas) mexeu com a imaginação da comunidade global do surfe e criou várias oportunidades para a WSL”, disse Sophie Goldschmidt, CEO da WSL. “O Founders’ Cup of Surfing será o primeiro evento aberto ao público no Surf Ranch e estamos ansiosos para exibir a onda e os melhores surfistas do mundo nesse formato diferenciado de competição”.

Gabriel Medina (Foto: Sean Rowland – WSL)

O Surf Ranch foi apresentado para o público da internet em dezembro de 2015 e possui a melhor onda artificial do mundo, com ondas de 700 metros de extensão que quebram para ambos os lados (esquerda e direita), permitindo várias manobras e seções de tubos. A tecnologia foi sendo aperfeiçoado nos dois últimos anos sob a orientação do 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e por outros surfistas visitantes da WSL. Um teste privado em setembro do ano passado foi um sucesso e abriu o caminho para o Founders’ Cup of Surfing em maio deste ano, que será o primeiro evento em Lemoore aberto para o público.

O Founders’ Cup of Surfing terá homens e mulheres competindo no mesmo time nesse novo formato. Vai ser a primeira vez que eventos da WSL utilizarão uma nova dimensão do surfe competitivo. As equipes serão compostas por três homens e duas mulheres de cada região e os times vão competir contra os outros durante os dois dias.

O 11 vezes campeão mundial Kelly Slater será o capitão da equipe dos Estados Unidos no Founders’ Cup of Surfing. Apesar de estar se recuperando de uma lesão no tornozelo, ele está empolgado para essa competição na piscina “dele”.

“O Surf Ranch e o sistema de ondas significam muito na minha vida e estou ansioso para esse evento que será aberto para o público em 2018, primeiramente com o Founders’ Cup e depois com o Surf Ranch Open que fará parte do Circuito Mundial”, disse Slater. “Eu já competi em praticamente todos os formatos possíveis, mas esse de times mistos representando regiões diferentes do mundo é fascinante para mim. Acho que maio será uma oportunidade incrível para os melhores surfistas do mundo no Surf Ranch”.

A hexacampeã mundial, Stephanie Gilmore, tem se destacado nas vezes que surfou na onda artificial e ela será a líder da equipe australiana esse ano no Founders’ Cup.

“Todas as instalações e a onda do Surf Ranch são incríveis”, disse Gilmore. “A onda é extremamente divertida e manobrável. Poder ter essa onda como parte do nosso circuito de eventos em 2018 é muito legal e estou orgulhosa de poder liderar a equipe australiana no Founders’ Cup em maio”.

Gabriel Medina, o primeiro campeão brasileiro no CT venceu o evento teste da WSL no Surf Ranch no ano passado e será o capitão da equipe brasileira.

“Ser o capitão da seleção brasileira no Founders’ Cup em maio é uma honra para mim”, disse Medina. “Temos tantos talentos masculinos e femininos no Brasil e acho que seremos uma equipe que vai dar trabalho nesse primeiro evento de equipes da WS”.

A francesa Johanne Defay está sempre na briga pelo título mundial no WSL Championship Tour e será a capitã da equipe formada por surfistas da Europa.

“A onda do Surf Ranch é muito divertida”, disse Defay. “Eu fiquei amarradona quando fiquei sabendo que seria parte do CT esse ano. E agora temos o Founders’ Cup, então o time da Europa vai se dar bem lá, com certeza”.

Jordy Smith, um dos melhores e mais progressivos surfistas do mundo, será o capitão da equipe mundial no Founders’ Cup.

“Foi uma honra ser escolhido para ser o capitão do time mundial”, disse Smith. “Os países que não tem o mesmo número de atletas como Brasil, Austrália ou os Estados Unidos, se juntaram e temos muito talento coletivo. Estou super ansioso para a competição por equipes”.

Os ingressos para o público em geral, estarão disponíveis para comprar a partir de 12 de março. Para se registrar para a pré-venda de ingressos, clique em WSLFoundersCup.com

O Founders’ Cup of Surfing apresentado por Michelob ULTRA Pure Gold será o primeiro evento no Surf Ranch aberto para o público. Já a Surf Cup Open, um evento masculino e feminino do Championship Tour está previsto para setembro de 2018.

Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 180 eventos globais que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Kai Lenny, Taylor Jensesn, Honolua Blomfield, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

 

Contatos de Mídia da WSL:

Dave Prodan – 805-758-5586

dprodan@worldsurfleague.com

Chloe Kojima – 310-386-9181

ckojima@worldsurfleague.com