32° Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational em espera: Confira lista de convidados

John John levanta o cheque da vitória no Quiksilver in Memory of Eddie Aikau 2016 . Foto: WSL

A Quiksilver e a família Aikau tiveram uma solução amigável e resolveram suas diferenças garantindo que o 32° Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational aconteça a partir de primeiro de dezembro deste ano

Publicidade

Ambos trabalharam de forma construtiva durante as últimas semanas, num esforço para evitar interromper os 31 anos de tradição do evento. Com o suporte da World Surf League (WSL), que vai produzir e gerenciar a transmissão e mídia, o evento está confirmado.

Iniciando sua história em 1985, o Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational é um evento de ondas grandes, apenas para convidados, que acontece na baía de Waimea, na ilha de Oahu, onde o falecido Eddie Aikau serviu como primeiro salva-vidas do famoso North Shore havaiano. Optando apenas para acontecer quando as condições atingem a faixa de 20 pés ou mais (escala havaiana – faces de 40-50 pés), o Eddie só aconteceu nove vezes em sua história. Como um evento de ondas grandes da WSL, o Eddie desenhou uma sessão de prestígio dos melhores “big riders” do mundo, incluindo competidores da elite WSL Championship Tour (CT). O evento é famoso pela sua tradicional cerimônia de abertura, transmissão ao vivo e atmosfera incrível.

“Estamos orgulhosos de ver a tradição do Eddie continuar sem interrupção – um testemunho do nosso respeito pelo Eddie Aikau, a família Aikau, o povo havaiano e a comunidade em geral. Estamos muito gratos pelos esforços e apoio da família Aikau e da World Surf League sob a liderança de Paul Speaker. Todos têm trabalhado muito duro com a nossa equipe nas últimas semanas para chegar a uma solução”, disse Pierre Agnes, CEO da Quiksilver. “Em consonância com a Quiksilver e os desejos da família Aikau, temos o prazer de confirmar que os mesmos rigorosos requisitos de condição que instituímos quando iniciamos o Eddie há 31 anos continuarão este ano. Temos toda a confiança de que o maior envolvimento da WSL no evento este ano só irá melhorar a reputação do Eddie como um dos principais campeonatos de surf do mundo”, completa Agnes.

“A WSL tem um tremendo respeito pelo legado do Eddie Aikau e o prestígio deste evento especial em sua homenagem”, disse Paul Speaker, CEO da WSL. “A Liga considera que é um privilégio apoiar e participar do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave e estamos ansiosos para esta próxima temporada de inverno”, afirma Speaker.

Os irmãos e irmãs sobreviventes de Eddie Aikau, Solomon, Clyde e Myra, expressaram seu alívio com a família Aikau e com a cooperação da Quiksilver, da World Surf League e do município de Honolulu, conseguiram superar os obstáculos logísticos e outros que estavam no caminho do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational, sendo realizado este ano de uma forma que irá manter a integridade e espírito havaiano da competição.

O forte compromisso da família Aikau de manter o legado do Eddie, o espírito aloha, a cultura havaiana e as tradições havaianas vivas estão no cerne desse campeonato de surfe nomeado em sua homenagem e no trabalho da Fundação Eddie Aikau. Nesse espírito, com o surfe das mulheres atingindo novas alturas, os Aikaus estão ansiosos para anunciar sua decisão de incluir uma atleta feminina na lista de “alternates” deste ano – a primeira na história do Eddie.

A cerimônia de abertura do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational começará na baía de Waimea, às 15 horas de 1º de dezembro de 2016 (23h no horário de Brasília). Um número significativo dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo se reunirá para mostrar respeito por um de seus heróis, Eddie Aikau.

Sobre Eddie Aikau

Eddie Aikau era um homem com uma humildade que era maior que a vida. Como surfista ele dropou as maiores ondas; como salva-vidas, ele salvou centenas de vidas das traiçoeiras correntezas do North Shore havaiano; e como um orgulhoso havaiano, ele sacrificou sua vida para salvar seus companheiros marinheiros viajando a bordo da canoa Hokulea. A família Aikau criou a Fundação Eddie Aikau para compartilhar a vida de Eddie, contribuições e realizações através da educação, advocacia e do avanço da cultura havaiana para todas as gerações futuras. Para saber mais sobre a Fundação e seu trabalho, consulte Eddieaikaufoundation.org.

Lista de convidados

Aaron Gold

Bruce Irons

Billy Kemper

Dave Wassel

Ezekiel Lau

Garrett McNamara

Grant Baker

Greg Long

Ian Walsh

Jamie Mitchell

Jamie O’Brien

Jeremy Flores

John John Florence

Kala Alexander

Kelly Slater

Koa Rothman

Kohl Christensen

Landon McNamara

Makua Rothman

Mark Healey

Mason Ho

Michael Ho

Reef McIntosh

Ross Clarke-Jones

Shane Dorian

Sunny Garcia

Takayuki Wakita

Tom Carroll

Lista de alternates* (pela ordem)

1 Luke Shepherd

2 Kai Lenny

3 Nathan Fletcher

4 Noah Johnson

5 Nathan Florence

6 Ramon Navarro

7 Keali Mamala

8 Pedro Calado

9 Jamie Sterling

10 Nic Lamb

11 Keala Kenelly

12 Danilo Couto

13 Mark Matthews

14 Kalani Chapman

15 Ben Wilkinson

16 Gabriel Villaran

17 Damien Hobgood

18 Kahea Hart

19 Ryan Hipwood

20 Carlos Burle

21 Kyle Shipman

22 Danny Fuller

23 Anthony Tashnick

24 Rusty Long

Últimos campeões

1985/1986: Denton Miyamura (HAV)

1986/1987: Clyde Aikau (HAV)

1989/1990: Keone Downing (HAV)

1998/1999: Noah Johnson (HAV)

2000/2001: Ross Clarke-Jones (AUS)

2004/2005: Bruce Irons (HAV)

2001/2002: Kelly Slater (EUA)

2009/2010: Greg Long (EUA)

2015/2016: John John Florence (HAV)

*A lista de convidados “alternates” é usada para substituir surfistas machucados ou não disponíveis na data do evento

Por Daniela Vinci