Projeto Keep The Oceano Blue movimenta Balneário de Camboriú

Fotos: Marcio David

Publicidade

Durante o aniversário de Balneário de Camboriú, atletas, coachs e familiares fizeram um evento com caráter familiar com o intuito de trocar experiências. Com atletas de diversos estados do Brasil, da Argentina e até Hawaii, o Projeto Keep The Oceano Blue contou com todas as condições favoráveis, que contribuíram para o sucesso do encontro.

A nova geração está em grande evolução, e a Argentina aparece cada vez mais no mapa do surf. Os “Hermanos” conquistaram duas categorias, indicando este crescimento. O desenvolvimento do surfe feminino é notável, com meninas Sub12 executando manobras de alta performance, assim como a Sub16. A equipe Catarinense de Surfe está muito bem representada pelos nossos atletas locais.

Pela terceira vez consecutiva, o Circuito Surf Talentos percorre as praias de Santa Catarina com o intuito de encontrar jovens talentos. O evento foi elaborado para eles, com o foco de formar novos campeões. As Categorias em disputa são: Junior; Mirim; Iniciantes; Infantil; Petiz; Feminino (Sub12, Sub16 e Open).

O Técnico do Time Catarinense de Surfe, Balu Schroeder, disse que a “Oceano Surfwear, junto à FECASURF, conseguiu colocar o Sistema de Prioridade na competição, possibilitando ensinar aos atletas a participar do Circuito Mundial”, atingindo assim alguns dos objetivos em relação à categoria de base. Conforme o Diretor Técnico da FECASURF José Olegário (vulgo Didi), “é muito importante isso que está acontecendo, e nesta ação novas revelações estão chegando no cenário do surfe nacional, através do Circuito Surf Talentos Oceano e da FECASURF”.

Foi o último SC-QS de 2018, com somatório de 6000 pontos para o Ranking Classificatório da FECASURF, definindo o seleto grupo de atletas que poderão competir nas três etapas do SC-TOUR no final do ano, que determinará os Campeões Catarinenses do ano.

Reginaldo Ferreira, Presidente da Federação, aproveitou a premiação do evento para reunir os participantes do Time Catarinense, que irão defender o Estado na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Equipes.

A quarta etapa do Circuito Surf Talentos valerá pontos para a última etapa do Circuito SC-TOUR da FECASURF, e no final do evento serão anunciados os campeões catarinenses em todas as categorias.

O Circuito Surf Talento Oceano se destaca por ter uma pegada socioambiental, contando com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) próprio, além de fomentar a alimentação saudável e as atividades físicas bem orientadas.

Esta etapa teve um caráter totalmente ambiental, ao neutralizar as emissões de gases de efeito estuda, por meio do Programa CarbonOk. Será realizado o plantio de árvores para compensar as emissões dos gases gerados. Este plantio será realizado em área indicada pela ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú).

Durante o evento, os atletas contaram com orientações físicas muito qualificadas. Foram oferecidas diversas atividades e treinamento funcional para o surfe.

O Projeto Prancha Ecológica, da associação Ecogaropaba, esteve presente com as suas pranchas fabricadas com garrafas PET. Houve também um encontro muito interessante durante o evento, entre o Projeto de surfe feminino “1001 Sereias”, Balneário Camboriú, e o Movimento “Elas Também Dropam”, de Florianópolis.

O Circuito conta com o Patrocínio da Oceano Surfwear, rede mini Kalzone, Mormaii, Dragon, Silverbay, Pró Ilha Surfboards, Sibon Charters e Açaí Paradise. Como Copatrocinadores o Circuito conta com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (por meio da Fundação Municipal de Esportes), a Construtora Taroii e o Açaí Paradise. Os apoiadores são: Vieiras Hotel, Surfer’s Paradise, Kbral Auto Center, Studio FunSurf e Hotel Shallon.

Edson de Pra (Junior), Heitor Muller (Iniciantes), Anuar Chiah (Petiz), Ana Romão (Feminina Sub16) e Gabriely Vasque (Feminino Sub12) já são campeões antecipados das nas suas Categorias, atingindo uma pontuação inalcançável para os seus adversários. Na principal Categoria do Circuito (Categoria Junior), onde estava em jogo uma viagem completa para as Mentawais (Indonésia), com as passagens pagas pelo Açaí Paradise e a estadia de 12 dias embarcado e com tudo pago pela Sibon Charters, o Paranaense Edson de Pra, que defendia a liderança no Ranking, surfou muito e levou esta etapa também, “carimbando o seu passaporte para o paraíso”. Confiram os resultados da etapa e o Ranking atualizado do Circuito Surf Talentos Oceano no site da SURFPRO.

Por Marcio David

Fotos: Marcio David