Vinicius Parra vence “em casa” a sub16 e é quarto na 18

  Vinicius Parra. Foto Ivan Storti                                                                                                                                                                                                                         Vinicius Parra leva mais uma no Campeonato Santos de Surf no Quebra-Mar

Campeão municipal nos últimos anos em diversas categorias, da sub12 a sub18, Vinicius Parra voltou a fazer bonito “em casa”, nas ondas do Quebra-Mar. Mesmo sentindo fortes dores na panturrilha esquerda, o surfista de 15 anos faturou a categoria sub16 e foi o quarto na sub18, nesta terça-feira (26), no Campeonato Santos de Surf, na Praia do José Menino, junto ao Parque Municipal Roberto Mário Santini.

Publicidade

A competição organizada pela Associação Santos de Surf (ASS) foi voltada para as categorias de base e atraiu surfistas de várias cidades do litoral paulista. Também ergueram os troféus Gabriel Nieba, de Praia Grande, na sub18; Rafaella Teixeira, de São Sebastião, na feminina; Yuri Beltrão, revelado em Santos e que agora defende Guarujá, na sub14; Davi Jihad, de Itanhaém, na sub12; e John Muller, de Guarujá, na sub10.

Também merecem destaque os santistas Roberto Alves e Renan Rodrigues, ambos chegando a duas finais, assim como Vinicius Parra. Robertinho foi o quarto na sub14 e o terceiro na sub16, onde garantiu a maior nota do evento, um 8,83 pontos, valendo a X-Tra Foam Best Wave. Renan, que hoje treina no Instituto Gabriel Medina, foi o segundo tanto na sub14 quanto na sub16. Outro santista que merece ser mencionado é Gabriel Brasil, com apenas seis anos e que vem sendo orientado por Picuruta Salazar.

Todos os finalistas receberam troféus e kits da Surf Trunk e os vencedores levaram blocos Keahana. Antes da premiação, a diretoria da ASS homenageou Gerson Luiz da Silva Miguel, o Gersão, muito conhecido no Quebra-Mar, por toda a sua colaboração para a entidade e para os eventos. O empresário Marcos Camarão, da Surf Trunk, também recebeu uma homenagem por sua parceria para o fortalecimento do surf de base na Cidade.

O campeonato foi realizado num único dia, com a data definida conforme a previsão de boas condições para o mar no pico. A escolha da data foi perfeita, com ondas de qualidade e tempo bom. “Deu tudo certo. A previsão se concretizou e o mais importante foi ver a evolução da garotada de um ano para cá, não só surfando, mas principalmente como atletas, como equipe e como cidadãos, que é o objetivo da nossa associação”, comemorou o presidente da ASS, Reginaldo Ferreira Lima Filho, o Naldo.

Das seis finais realizadas, a mirim foi a mais disputada. Em sua segunda decisão seguida, Renan Rodrigues começou muito bem e garantiu a maior nota da bateria e uma das melhores do dia, um 8,33, mas Vinicius Parra foi mais consistente, assumiu a ponta e depois confirmou o resultado, aumentando a vantagem com um 7,70. “Fiquei muito feliz que consegui virar nas duas últimas ondas. Foi um nível muito forte. Depois ainda teve a sub18, mas já estava bem cansada mas quase consegui”, disse o surfista de 15 anos.

Vini, mesmo sentido dores na perna desde o início das disputas, ainda voltou para o mar, para tentar uma dobradinha na sub18, mas Gabriel Nieba fez uma disputa muito forte com Juninho Siqueira, de Guarujá. A diferença final entre os dois foi de menos de meio ponto – 12,50 a 12,04. Juninho precisava de 5,84, fez uma onda no finalzinho e tirou 5,37.

Na feminina, Rafaella já tinha mostrado na semi que estava muito bem, com um 7,83 pontos e na decisão repetiu a performance, com um 6,67. Ainda entre as meninas, destaque para a pequena Maria Beatriz, de Praia Grande, com apenas dez anos de idade e já chegando numa final.

Na sub14, Yuri usou seu conhecimento do local para garantir duas boas notas e não ser ameaçado. Na sub12, Everton Freitas de Guarujá, saiu na frente, mas viu Davi Jihad virar, depois Kauã Campos assumir e o surfista de Itanhaém retomar a ponta. Já entre os caçulas, a disputa mostrou futuros talentos. Thiago Doncev, de Praia Grande, saiu na frente, mas John Muller na quarta e quinta ondas levou o primeiro lugar.

“No nosso campeonato, o objetivo é oferecer a esses novos talentos o melhor cenário em ondas e se possível o sol também para que possam mostrar todo o potencial de treino. Nosso campeonato tem como objetivo a formação da base, trazendo os novos valores. E essa escolha do dia é muito importante, principalmente na condição de onda, e os atletas puderam mostrar seus potenciais de performance”, comentou o vice-presidente da ASS e diretor técnico do evento, Mauro Rabellé, um dos mais experientes juízes de surf do País.

Os resultados completos do evento estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf: http://www.fpsurf.com.br/eventos/18/san/san01/idxmax.php.

O Santos de Surf teve os patrocínios de Savannah Steak House e Mavimar, via Promifae, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). Apoio da Surf Trunk e Keahana Blanks, realização da Prefeitura de Santos, com organização da Associação Santos de Surf e supervisão da Federação Paulista de Surf.

RESULTADOS

SUB18

1 Gabriel Nieba – Praia Grande

2 Juninho Siqueira – Guarujá

3 Samuel Alves – Guarujá

4 Vinicius Parra – Santos

SUB16

1 Vinicius Parra – Santos

2 Renan Rodrigues – Santos

3 Roberto Alves – Santos

4 Mateus Lima – Itanhaém

SUB14

1 Yuri Beltrão – Guarujá

2 Renan Rodrigues – Santos

3 Gabriel Klausser – São Sebastião

4 Roberto Alves – Santos

SUB12

1 David Jihad – Itanhaém

2 Kauã Campos – São Sebastião

3 Yuri Campos – São Sebastião

4 Everton Freitas – Guarujá

SUB10

1 John Muller – Guarujá

2 Thiago Doncev – Praia Grande

3 Caio Schimdt – São Vicente

4 Vitor Prado – Santos

FEMININA SUB18

1 Rafaella Teixeira – São Sebastião

2 Kemily Sampaio – Praia Grande

3 Laura Agnes – São Sebastião

4 Maria Beatriz – Praia Grande

X-TRA FOAM BEST WAVE – Roberto Alves – Santos, com 8,83 pontos

FOTOS: IVAN STORTI E FÁBIO MARADEI                                                                                                                                                                                                           FMA Notícias

Galeria de Imagens