Tudo pronto para a última etapa do Circuito ASN 2016

Por João José Macedo

Está tudo pronto para a realização da terceira e decisiva etapa do Circuito ASN 2016. Um dos mais tradicionais campeonatos do Estado do Rio de Janeiro está agendado para acontecer nos dias 12 e 13 de novembro na emblemática praia de Itacoatiara.

Publicidade

Depois da forte ressaca que atingiu todo litoral sudeste, fazendo inclusive despertar a lendária onda da Itapuca dentro da Baía de Guanabara, o fundo de areia em Itacoá voltou a ficar com ótima formação e tem quebrado boas ondas em toda extensão da praia.

Mais uma vez os melhores surfistas do Estado comparecerão em Niterói para disputar a premiação da etapa e os importantes pontos que definirão os campeões da temporada. A batalha em duas categorias merece destaque, pois colocarão os melhores do ano nas perfeitas ondas da Indonésia.

Na Open está em jogo 10 dias de hospedagem no Ulau Manua Resort, que agora se chama Hidden Bay Resort Mentawai, com direito a alimentação e barco. A disputa promete ser acirrada, pois no ranking após duas etapas dois competidores estão empatados, o niteroiense Guilherme Sodré e o buziano Guilherme Lopes, ambos somam 1629 pontos. Theo Fresia tem 1466 e caso vença, os líderes deverão parar em terceiro. Zuriel Ivan está com 1282 e ainda tem chances. Precisa vencer, torcer que os primeiros fiquem no máximo na sétima colocação e que o Theo termine em terceiro.

Além do prêmio principal destinado para o circuito, o campeão da etapa na Open vai faturar um final de semana, com direito a um acompanhante, na Pousada Itamambuca Casa de Praia.

Na Junior a disputa pela passagem para a Indonésia, oferecida pela Qatar Airways, está equilibrada entre três surfistas. A jovem promessa de Saquarema, Daniel Templar, está na frente com 1810 pontos. Kedian Zamora é o segundo do ranking com 1556. Se vencer a última etapa, Daniel deverá ficar em quarto. O representante local, Danilo de Souza, tem 1531, precisa ficar pelo menos uma posição na frente do Kedian, e se vencer, o saquaremense terá que terminar em quinto.

Na Master Alexandre Almeida está invicto e leva vantagem com 2000 pontos. Deyvison Ferreira de São João da Barra tem 1710. Se conquistar a vitória, Dadazinho terá que parar na semifinal. O experiente Milton Morbeck tem 1466 e necessita de uma combinação pouco provável. Caso vença, Alexandre deverá ficar em nono e Deyvison em quarto.

Daniel Templar é o líder da Mirim com 1900 pontos, mas está sendo seguido de perto pelo cearense Cauã Costa, que tem 1810. O niteroiense Paulo Renato está com 1466 e ainda tem chances matemáticas.

Daniel e Cauã também batalham pelo topo do ranking na Iniciante. Nesta categoria eles estão empatados com 1900 pontos. O bicampeão estadual, Valentino Belga, soma 1620, precisa vencer e torcer que os dois líderes parem na semifinal.

Pedro Henrique Canero e Diego Templar têm os mesmos 1900 pontos na Infantil. Terão uma disputa particular pelo título da etapa e do ano.

Está assegurado para todos os competidores uma farta mesa de frutas e água disponibilizada pela Puro Suco, e uma ambulância a Unimed para uma eventual assistência médica.

As inscrições custam R$80,00 (oitenta reais), devem ser feitas na loja da Star Point no terceiro piso do Plaza Shopping, ou na Todaro no caminho para Itacoatiara. Atletas de outras cidades poderão fazer direto com o presidente da ASN, Renato Bastos, através dos telefones 21 9-7403-9115, 9-6508-4447, ou 9-8409-3822.

O Circuito ASN 2016 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Puro Suco, Star Point, Pena, Hot Buttered, Ulau Manua Resort Mentawai, Qatar Airways, Unimed Leste Fluminense, Pousada Itamambuca Casa de Praia, Pão e Etc, Hillstone, André Cebola Shaper e Pranchas Bou.