Rodrigo Saldanha, 13, conquista duas vitórias na Iniciante

O atleta Rodrigo Saldanha, 13 anos, no Fico Surf Festival. Foto Divulgação

Exibindo seus troféus, o de campeão na categoria Iniciantes e de Melhor Manobra. Foto: Arquivo pessoal

RODRIGO SALDANHA – FINAIS DE SEMANA VITORIOSOS

Publicidade

Dois finais de semana seguidos, dois campeonatos diferentes, duas vitórias na categoria iniciante (Sub14).

O atleta Rodrigo Saldanha, 13 anos, demonstrou alto nível técnico e tranquilidade na primeira etapa do Circuito Sebastianense de Surf, que rolou entre 23 e 25 de março, e no Fico Surf Festival, que aconteceu neste último final de semana.

O Sebastianense, um dos mais concorridos circuitos municipais do país, teve como palco a praia de Maresias, o quintal de sua casa.

Rodrigo enfrentou diferentes condições do mar em apenas três dias de competição. Na sexta, passou sua bateria em primeiro, com ondas de até 2 metros de altura. No sábado, em ondas potentes de cerca de 1 metro, venceu nas quartas de final.

No domingo, em ondas menores, enfrentou a semifinal com alguma dificuldade em se posicionar nas novas condições do mar. Permanecia fora da zona de classificação até os minutos finais da disputa quando, sem a prioridade, com alguma frieza, apostou numa onda intermediária e, a despeito do vento forte, arriscou um aéreo 360º. Na final, para garantir o caneco, estraçalhou uma esquerda, com batidas e rasgadas eficientes, que lhe renderam uma nota excelente, 8,67, e mandou outro aéreo 360º, com nota 7,5, confirmando sua vocação para o surf progressivo. No palanque, a surpresa: a manobra ainda lhe garantiu o inédito troféu Best Maneuver.

Com manobras arrojadas, Saldanha foi o grande campeão da sub14 no Guarujá. Foto: Silvia Winik

Uma semana depois, rumou para o Guarujá, litoral sul de São Paulo, para prestigiar o Fico Surf Festival, reedição do lendário campeonato que fazia a cabeça dos surfistas brasileiros no final dos anos 80.

Na categoria mirim (sub16), viveu fortes emoções: teve sua prancha quebrada por uma bomba nos primeiros minutos de bateria, para logo voltar para água e conseguir passar a bateria. Chegou a semifinal.

Na categoria Pais & Filhos, que disputou ao lado de seu pai, Richard Saldanha, fez bonito e também chegou à semifinal.

Dominou a categoria iniciante (sub14) de ponta a ponta, com 100% de aproveitamento. Obteve as maiores médias entre todos os atletas em todas as fases e, mesmo sob condições pouco favoráveis na final, conseguiu executar boas manobras e arrancar boas notas dos juízes.

Além do belo troféu, Rodrigo levou para casa neste domingo de Páscoa, uma passagem para o Peru, qu será uma viagem inédita em sua carreira.

“Estou muito feliz! Legal ver que o trabalho no Instituto Gabriel Medina, com supervisão do técnico Alex Leco, está dando resultado nas competições”, diz. Rodrigo faz parte do IGM desde agosto do ano passado.

Depois da vitória, ele terá algumas semanas para relaxar. Os próximos campeonatos serão em águas internacionais. No final do mês, ele embarca para a Costa Rica, onde disputará duas etapas do Circuito Guanacasteco de Surf (CGS), em Playa Negra e Avellanas.

Por Tatiana Schibuola/ Hurley Brasil

Rodriguinho sendo carregado por seus pequenos companheiros após a vitória do Fico Festival, na praia do Tombo, Guarujá. Arquivo pessoal.

Rodrigo arrepiou para vencer na 1ª etapa do Circuito Sebastianense. Maresias/SP. Foto: Aleko Sterigou / IGM

Celebrado por sua irmã e amigos após a vitória em Maresias/SP. Foto: Arquivo pessoal