Renan Castro larga na frente no Surf Trip SP Contest

 Podio Master Surf Trip SP Contest Maresias. Foto: Munir El Hage

Etapa teve início neste sábado na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Publicidade

O paulistano Renan Castro faturou a primeira etapa do Surf Trip SP Contest, com apresentação da HD e O’Neill, que começou neste sábado na praia de Maresias, em São Sebastião.

Como a previsão é de que o mar baixe amanhã, a direção técnica optou por acelerar o cronograma e finalizar as categorias Open, Master, Grande Master e Júnior ainda no sábado. No domingo rolam as disputas SUP, Longboard, Open Local e Feminino. “Decidimos remanejar o cronograma para valorizar os atletas, uma vez que os confrontos remanescentes desenrolam com mais facilidade em condições de ondas menores”, explica Dadá Nascimento, organizador do evento.

Principal categoria do circuito, a Open foi super disputada. Campeão em Maresias em 2017, Renan Castrou não deu chance aos adversários e faturou mais uma. “Faz 10 anos que corro atrás do título deste circuito. Competi alguns anos esporadicamente, tentando conciliar com estudo mas nem sempre foi possível. Este ano, mesmo comprometido com a faculdade devido à entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, estou focado e pronto para chegar ao topo do ranking”, comemora o morador do Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo.

Aos 23 anos, surf e arte fazem a cabeça de Castro. Formado em design automotivo, atualmente ele estuda moda no Instituto Europeu de Design (IED) e tem como planos criar sua própria marca. “Quero fazer peças com um estilo mais conceitual, diferente do que vemos por aí”, comenta ele.

O competidor já morou durante oito anos em Maresias. “Foi uma fase muito boa, que pude desenvolver meu surf e até competir profissionalmente. Depois voltei pra São Paulo e foquei nos estudos. Inclusive lembro de quando o Dadá me levava para competir no circuito brasileiro”, recorda.

Para garantir a liderança, ele superou um páreo duro. Em segundo ficou Philippe Neves, de apenas 14 anos, em terceiro Thiago Meneses, defensor do título Open e tetracampeão Júnior, e o veterano Pedro Oliveira, quarto colocado.

Na Master, o vencedor foi o tetracampeão Pedro Oliveira, morador do Planalto Paulista, Zona Sul. Na segunda posição ficou Alex Miranda, em terceiro Cadu Piolho e em quarto Marco Tuba. “O campeonato começou com ondas boas, mas depois o mar diminuiu e a prioridade foi fundamental para garantir a vitória. Nos cinco anos que corro esta categoria, posso afirmar que este é o de nível mais forte”, destaca Oliveira, 41 anos, gerente de vendas e coach de trips para paraísos como as ilhas Maldivas, no Oceano Índico.

Freddy Jacob, bicampeão Grand Master, arrancou a vitória no último segundo, deixando em segundo Alex Miranda, em terceiro o vencedor do ranking em 2017, Claudemir Martins e em quarto Taciano Parri. “A onda realmente veio nos segundos finais e tive sorte de estar com a prioridade. Aí, foi só soltar as manobras. Hoje disputei nove baterias e conseguir esta vitória me deixa realizado”, comentou Jacob, que completou 50 anos e mora na Vila Leopoldina, Zona Oeste.

Philippe Neves, que vive no Itaim Bibi, Zona Oeste, surpreendeu Leo Romano e levou a melhor na categoria Junior, deixando o defensor do título na vice colocação. Dudu Asfo chegou junto em mais uma final e ficou com o terceiro lugar, enquanto Ian Sato, de apenas 10 anos, foi o quarto.

Cronograma de domingo – Neste domingo as disputas recomeçam às 8:30 horas com a primeira fase da categoria Open Local. Depois entram na água os atletas do Longboard.

Entretenimento na areia – Durante todo o dia, as marcas patrocinadoras do evento promoveram diversas ações para entreter o público que compareceu em peso à praia de Maresias. A Starter montou uma roleta e cada participante pode gira-la e torcer para levar um brinde. A O’Neill montou um espaço com toda sua linha de roupas de borracha, enquanto a HD proporcionou aulas de surf para a galera e trouxe para a praia o campeão mundial de SUP, Leco Salazar. Domingo tem mais e para participar é só chegar na arena do evento.

Com apresentação da HD e O’Neill, a 17ª edição do Circuito SP Contest conta com patrocínio da Surf Trip, KYW e Super Tubes. Apoio: Starter, Ihouse, Surf Trip Tour, BoardAid, Rádio Cutback, Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Maresias, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Prefeitura Municipal do Guarujá. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.

Fotos: Munir El Hage

Mais informações à imprensa:

Nancy Geringer

Galeria de Imagens