Ondas grandes marcam decisão do Estadual Pós 14 e Pro Jr. 2016

As ondas de Grumari receberam os melhores surfistas da nova geração do Rio de Janeiro. Foto: Nelson Veiga.

O evento aconteceu neste último fim de semana nas ondas de Grumari, com disputas da  Junior, Mirim e Pro Junior. Mas por causa das condições, as categorias Feminino Junior e Surdos foram transferidas para a próxima semana no Recreio dos Bandeirantes.

Publicidade

O final de semana foi de decisão no surf na Cidade Maravilhosa. Por essa etapa valer o dobro de pontos, nenhuma das cinco categorias estava definida. E Netuno mandou um swell pesado para que os melhores surfistas do Rio de Janeiro duelassem pelo posto de número um do Estado na temporada.  Estava tão difícil que a direção de prova decidiu transferir as categorias Feminino Junior e Surdos para o próximo final de semana.

Os campeões Estaduais Pós 14. Foto: Nelson Veiga.

Em condições extremas aconteceram às disputas nas categorias Pro Junior, Junior e Mirim. Os combates começaram no sábado e se intensificaram no domingo, quando as ondas ganharam ainda mais volume. No final ficou a certeza de que a nova geração está disposta a tudo.

Daniel Templar. Foto: Nelson Veiga.

Na Mirim, o vencedor da primeira etapa, Daniel Templar, repetiu a dose, surfando boas direitas e carimbando o título Mirim da temporada. Vale lembrar que o saquaremense  conquistou o quinto título estadual, vencendo em todas as categorias que disputou, sendo que esse título veio ainda em idade de Iniciantes. “Estou muito feliz por mais um título estadual. Esse trófeu é bastante importante e com certeza terá espaço na prateleira lá de casa”, disse Templar.

João Vitor Chumbinho. Foto: Nelson Veiga.

Já na Junior, a história se repetiu e o vencedor da primeira etapa voltou a brilhar. João Vitor Chumbinho, de família de big riders, surfou com tranquilidade para confirmar a vitória na etapa e o título da temporada 2016. João chegou ao sexto título estadual na carreira. “O mar estava desafiador, mas foi muito bom surfar com aqueles que surfam comigo em mares grandes, meus amigos de Saquarema”, contou João Vitor.

Valentin Neves. Foto: Nelson Veiga.

Os atletas de Saquarema mostraram que as ondas da praia de Itaúna e Vila ajudam na preparação, álem de João e Daniel, Valentin Neves, 14 anos, fez duas finais terminando na terceira colocação nas categorias Mirim e Júnior. Enquanto isso, na Pro Junior, mesmo sem vencer a prova – que teve a vitória de Edher Reis, de Ubatuba – Guilherme Lopez comprovou a excelente fase e garantiu o título estadual Pro Junior, em uma bateria “estrangeira”, que contou ainda com o baiano Arthur Cerqueira, terceiro, e o pernambucano Tiago Silva, o quarto classificado.

Edher Reis. Foto: Nelson Veiga.

“Queria muito agradecer a FESERJ por essa premiação da Pro Junior.  Com essa grana vou poder realizar um sonho da criança e surfar ondas perfeitas iguais as que eu desenhava no caderno da escola, nunca viajei para fora do país e essa será uma grande oportunidade”, falou Guilherme.

Guilherme Lopez. Foto: Nelson Veiga.

A maior nota do evento,  9,50 pontos, foi do atleta Yuri Fernandes, ainda no sábado, primeiro dia de competição. Já no domingo, Vitor Ferreira conseguiu 9 pontos na semifinal Pro Junior. “O mar estava muito grande. Série de 6 a 8 pés, como a direita onde consegui dar duas boas rasgadas. A onda de trás foi uma avalanche. O pessoal na areia disse que tinha 10 pés”, confessou Vitor.

 

O Circuito Estadual de Surf Pós 14 2016 teve o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. O co-patrocínio do Mineirinho e apoio da Sea Cult. Já o apoio institucional nessa etapa foi da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A realização foi da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com a parceria nessa segunda etapa da Associação de Surfistas e Amigos do Grumari.

RESULTADOS:

Pódio Mirim. Foto: Nelson Veiga.

Mirim

1º Daniel Templar

2º Danilo de Souza

3º Valentim Neves

4º Bernardo Bordowsky

Campeão Estadual: Guilherme Lopez

 

Pódio Junior. Foto: Nelson Veiga.

Junior

1º João Vitor Chumbinho

2º Anderson Picachu

3º Valentim Neves

4º Kedian Zamora

Campeão Estadual: João Vitor Chumbinho

 

 

Pódio Pro JR. Foto: Nelson Veiga.

 Pro Junior

1º Edher Reis

2º Guilherme Lopez

3º Arthur Cerqueira

4º Tiago Silva

Campeão Estadual: Guilherme Lopez

Fonte Surfar.com.br