Nova geração mostram atitude no Circuito Medina/ASM 2016

Em condições pesadas, surfistas da nova geração mostram atitude no Circuito Medina/ASM 2016
2ª ETAPA TEM FINAIS NESTE DOMINGO, A PARTIR DAS 13 HORAS

O sábado (30) foi de ondas grandes, condições pesadas na Praia de Maresias, em São Sebastião. A nova geração não decepcionou e mostrou atitude no primeiro dia da 2ª etapa do Circuito Medina/ASM de Surf 2016. A competição patrocinada pelo primeiro brasileiro campeão mundial e que selecionará atletas que formarão a equipe inicial do Instituto Gabriel Medina teve a participação das categorias sub14 e sub16 masculinas.
E nas duas disputas, Daniel Templar, de Saquarema, se sobressaiu, chegando às duas finais. Treinando pelo ex-top do WCT, Raoni Monteiro, o atleta de 14 anos se adaptou bem às ondas de até dois metros e também mostrou excelente preparo físico. “To amarradão. Tinha altas ondas, parecido com Saquarema, onda pesada. Agora é pensar em ganhar as duas categorias e fazer o meu melhor”, afirmou.
Outro grande destaque foi o talento local Heitor Duarte, que defende o título da categoria sub16 no Circuito. “O dia foi muito bom, as ondas estavam grandes e minha expectativa é ótima para amanhã. Se Deus quiser vai ser muito bom”, afirmou o atleta de 15 anos.
Além dos dois, garantiram vagas nas finais Pedro Dib, da vizinha Boiçucanga, e Fernando John John, também representando Maresias. Já na sub14, Daniel Templar terá pela frente três surfistas sebastianenses, Pedro Bianchini, Sérgio Luan e Kauê Germano. Este último também surfou bem na sub16.
Na semifinal garantiu a maior nota do dia, 9 pontos, mas não conseguiu somar a segunda onda, terminando em quinto lugar. A melhor performance do dia ficou com Pedro Dib, somando 14,50 pontos. Para garantir a segurança dos atletas, moto aquáticas estavam posicionadas e prontas para atendimento. Vale lembrar que nas duas categorias, o julgamento contou com a regra de prioridade, uma novidade para atletas amadores da nova geração, como forma de prepara-los ao futuro.
O presidente da Associação de Surf de Maresias, Alex Leco, destacou a preocupação com a segurança dos atletas. “Foi uma semana relativamente tensa pela preparação do evento e por esse swell previsto. Desde o sábado passado, quando apareceu nos mapas, nos preocupamos em fazer num lugar adequado, mudamos para a Praça do Surf. Hoje pela manhã fiquei um pouco preocupado pelas condições, mas a equipe trabalhou bem atenta, pedimos o comprometimento de todos e deu tudo certo. Os garotos responderam à altura, indo para o outside, fazendo ondas impressionantes. Saldo muito positivo. E agora tentar finalizar com o mesmo foco de garantir segurança”, disse.
De folga no Circuito Mundial, Gabriel Medina aproveitou o sábado de ondas grandes para treinar e também prestigiou parte das baterias, sem causar alarde, além de visitar as obras da sede de seu futuro Instituto. “A molecada realmente surfou bem. As ondas estavam desafiadoras. Vai ser muito bom ver alguns desses talentos treinando com a gente”, afirmou Gabriel, que aprendeu a surfar nessa praia e começou nas competições da mesma ASM.
Neste domingo, o evento recomeça às 8 horas e com previsão de o mar baixar, com as disputas da sub10 e sub12 masculinas e sub12 e sub16 femininas. Uma das atrações será a disputa das meninas com os principais nomes do País na nova geração confirmados.
O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.
Fábio Maradei – FMA Notícias

Publicidade

Galeria de Imagens

SHARE
Previous articleOlas Bellas
Next articleTablas Surf Pro