Leandro Bastos e Anne dos Santos vencem em Maricá

Anne dos Santos. Foto: Divulgação FESERJ

Primeira etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro 2018

Anne dos Santos e Leandro Bastos são os campeões do Marica Surf Pro/AM 2018.

Finais foram realizadas em mais um dia de altas ondas em Ponta Negra

Os campeões profissionais do Marica Surf Pro/AM 2018 foram conhecidos nesta sexta-feira. Nesta sexta-feira o mar perdeu pressão, mas a qualidade das ondas melhorou ainda mais em Ponta Negra, e os atletas que melhor se encaixaram no pico foram os cariocas Anne dos Santos e Leandro Bastos.

Publicidade

Anne, de 16 anos, que vive na Austrália, conquistou sua primeira vitória em etapas profissionais. A surfista mostrou sintonia com o mar de Maricá e tanto na semifinal quanto na final começou forte, abrindo vantagem e não sendo alcançada por suas adversárias. Na semi ela encarou a experiente saquaremense Taís de Almeida, que esperou pelas séries e tendo poucas oportunidades.

A final foi contra outra saquaremense, a atual campeã carioca profissional Kayane Reis, autora da maior nota do evento (9,00) e que passou pela cearense Yanca Costa na semi executando manobras fortes em ondas curtas. No duelo mais importante das meninas Kayane não começou bem, ao contrário de Anne que soltou boas rasgadas de frontside  e que ficou na frente durante toda a disputa.

“Estou muito feliz, eu não esperava isso! Tenho muita sorte de estar aqui, de ter o apoio que eu tenho, da minha tia, do meu pai, do minha mãe, da minha família inteira que me ajudou a chegar aqui. Então estou muito feliz, pois o treino, todo o trabalho rendeu”, disse Anne que elogiou as ondas de Ponta Negra. “Aqui é muito lindo! Foi muito bom ter surfado uma onda nova no Brasil, e sempre uma boa experiência. Estou muito feliz por que as ondas daqui são boas. Talvez eu volte para um free surf, não sei, mas eu gostei muito daqui”.

Se entre as meninas deu uma atleta da nova geração, entre os homens o surf experiente falou mais alto. O campeão do QS 6 estrelas do Arpoador e detentor de expressivos resultados, o carioca Leandro Bastos foi o grande campeão. Mas a nova geração também fez bonito, com o saquaremense João Chianca fazendo sua primeira final entre os profissionais. E ele fez bonito em várias baterias, como nas quartas de final quando conquistou a maior nota entre os homens e derrotou Guilherme Lopes: 8,83 pontos.

Na semi a batalha foi contra o tricampeão carioca e bi brasileiro Leo Neves. O duelo teve muita ação e Chianca foi muito ativo. Leo passou a bateria sempre tentando se aproximar no placar, mas acabou eliminado.

O caminho de Leandro Bastos até a final também teve notas altas. Nas quartas ele superou por pouco o também carioca Jerônimo Vargas e na semi teve muito trabalho contra o cearense Jannifer de Souza, porém com a segunda maior nota do masculino, 8,67 pontos, partiu para final no gás.

No confronto mais importante dos homens Chianca começou melhor, mas Leandrinho logo foi finalizando suas ondas até tomar a liderança para não sair mais. O placar foi de 14,10 a 13,57 para o carioca. Logo após a bateria o surfista, que quase não competiu, falou sobre a vitória. “Realmente eu não ia vir, pois estou passando por um tratamento de uma lesão e fiquei na dúvida se ficava no Rio tratando ou não. Ainda sinto dor, mas deu pra surfar pois ela não incomodou muito. Mas foi ótimo vir, deu altas ondas aqui em Maricá, que foi abençoada e as esquerdas entraram na hora certa, no lugar certo. Quero aproveitar e agradecer a galera local que nos recebeu muito bem”. Sobre a nova geração, Leandrinho disse que são os novos atletas que pilham ele a treinar cada vez mais. “Eu vejo esses moleques e é isso que recarrega a minha bateria. Vejo essa molecada surfando e eu falo que quero estar junto, quero acompanhar, quero treinar mais, quero estar na praia, quero me esforçar ao máximo, então tenho feito isso e deu certo. Vamos que vamos pra brigar pelo título carioca. A próxima etapa já é na próxima semana, na Praia da Macumba, e eu vou com tudo”.

João Chianca. Foto: Fontenelle Roberto Jobim.
Leandro Bastos. Foto: Fontenelle Roberto Jobim

“O Maricá Surf Pro/AM 2018 segue neste fim de semana em Ponta Negra com as categorias amadoras”.

O Maricá Surf Pro/AM 2018 é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ com patrocínio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Apoio de BENTLEY SPORT WEAR, CASA & MAR WELLNESS HOTEL AND SPA e CASA & MAR COLONIAL.

Apoio de mídia do SURFLAND, programa semanal transmitido pelo SBT Rio que está levando todas as notícias do nosso circuito aos lares de milhões de telespectadores na televisão aberta. Não perca o Surfland, todos os sábados, às 13 horas, no canal SBT Rio.

Apoio institucional: Associação de Surf e Bodyboard de Ponta Negra (ASBPN) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

Por Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ

Fotos Fontenelle Roberto Jobim e SURFE TV

Galeria de Imagens