Com chances em 2 categorias, Daniel Adisaka compete confiante na final do Circuito Medina/ASM de Surf 2016 no sábado e domingo, em Maresias

 

SURFISTA JÁ ESTÁ DE MALAS PRONTAS PARA PARTICIPAR DA PRIMEIRA TURMA DO INSTITUTO GABRIEL MEDINA EM 2017

Publicidade

 Uma das revelações paulistas da nova geração, Daniel Adisaka tem o surf “de berço”. A família “respira” o esporte e o caçula tem grande incentivo para seguir adiante. Com chances matemáticas de títulos em duas categorias, o surfista de Ubatuba competirá confiante na 3ª e decisiva etapa do Circuito Medina/ASM de Surf 2016, nestes sábado e domingo (19 e 20), na Praia de Maresias, em São Sebastião. Ele é o terceiro colocado tanto na sub16 quanto na sub14 e tem um motivo a mais para fazer bonito na disputa final.

Mais do que revelar talentos, o campeonato é o primeiro critério para selecionar os atletas que participarão da turma inicial do Instituto Gabriel Medina (IGM), a partir de 2017. A construção da sede sma metodologia de treinos que o primeiro brasileiro campeão mundial de surf utiliza, com toda a estrutura necessária.

“Vou morar com a minha mãe em Maresias para participar do IGM. Ela já alugou um chalé perto do Instituto se tudo der certo”, afirma o surfista, consciente do que pode fazer na etapa. “Gostaria de chegar nas duas finais. Estou em terceiro nas duas categorias, mas na sub16 tenho pontuação melhor, por isso vai ser o meu foco. Mas vou dar o melhor nas duas. Estou recuperado da lesão nas costas, que me atrapalhou bastante no Hang Loose e com pranchas boas”, revela.

Na sub16, Heitor Alves, de Maresias, é o líder, com 1.810 pontos, seguido de Pedro Dib, da vizinha praia de Camburi, tem 1.629, com Daniel, vencedor da etapa inicial, somando 1.531. Na sub14, Kauê Germano, que mora na Praia de Juquehy está na frente, com 1.900, e Caio Costa, mais um talento de Maresias, tem 1.240, e Daniel, 1.187. “É difícil, porque todos acima de mim são atletas locais e conhecem muito bem as ondas, que são de correnteza e diferentes de Ubatuba. Mas vai ser o que Deus quiser, como foi na etapa inicial, contra os melhores de Maresias”, comenta.

Para ele, o apoio da família é importante, mas também pode significar pressão em certas ocasiões. É irmão mais novo de Gabriel, surfista profissional, e Aline, um dos principais nomes do SUP (tanto na remada quanto nas ondas) e filho de Jackson Adisaka, que por muitos anos foi empresário do ramo de surfwear e Claudia, que garante total apoio, optando até por mudar de cidade para incentivar o filho.

“É muito bom, o apoio é total. Mas as vezes me sinto um pouco pressionado, porque todos em casa entendem e gostam de surf. Por isso, se der qualquer vacilo eles pegam no meu pé”, conta rindo o surfista. “O Daniel ama surfar e competir e temos de apoiar e ser facilitadores, pois é uma carreira difícil e o IGM vai ser muito importante. É pouco sacrifício pelo enorme benefício. Ele não vê a hora de iniciar no IGM”, destaca o pai, que continuará em Ubatuba e seguirá para Maresias todos os finais de semana, para acompanhar a carreira do filho.

Além da sub16 e sub14, o Circuito Medina/ASM de Surf 2016 também conta com as categorias sub12 e sub10 masculinas, sub16 e sub12 femininas. O campeonato é patrocinado pelo próprio Medina e serve como primeiro critério de qualificação para os surfistas que moram em Maresias integrarem a primeira turma do Instituto Gabriel Medina. Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. A premiação também conta com pranchas para os talentos locais. Já os primeiros da etapa levam troféus e kits.

O Circuito Medina/ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Imprensa – Gabriel Medina – Fábio Maradei

Galeria de Imagens