Circuito Medina de Surf terá Bateria Onda Azul

Final do Circuito Medina de Surf terá Bateria Onda Azul com sufistas autistas

AÇÃO SERÁ REALIZADA NA PRAIA DE MARESIAS, EM FRENTE AO INSTITUTO GABRIEL MEDINA

Publicidade

A final do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, promete ser emocionante. O evento está confirmado para sábado e domingo (10 e 11), na Praia de Maresias, em São Sebastião, nas ondas em frente ao Instituto Gabriel Medina (IGM) e, além da nova geração do surf em busca de vitórias, contará com uma importante e exemplar ação social, a Bateria Onda Azul, reunindo surfistas autistas.

A iniciativa é do projeto Onda Azul em parceria com o IGM, que já abriu suas portas outras vezes para a atividade, inclusive na etapa inicial do Circuito, e com o apoio da Arte Sup, que doou as pranchas para a prática do surf. Mais do que criar um momento especial para os participantes do projeto, a ideia é divulgar e ampliar o alcance do projeto, envolvendo ainda mais pessoas. “Mostrar que todos podemos aprender, nos aproximar, estarmos junto e nos divertir”, diz a psicopedagoga Sandra Lamb, que coordena o Onda Azul em São Sebastião junto com o educador físico Ubiratan Mourão, o Bira.

Serão 15 participantes do projeto, que serão sorteados e farão uma apresentação acompanhados de monitores no domingo. Vale destacar que na etapa inicial do Circuito a equipe de apoio contou com a presidente do IGM, Simone Medina e até mesmo os atletas do IGM fizeram questão de colaborar, ajudando os surfistas autistas nas ondas, além da equipe técnica do Instituto e voluntários do Onda Azul. Para Sandrinha, a ação tem grande importância para os surfistas do Onda Azul, garantindo a sensação de empoderamento.

“Eles se sentem capazes, vistos, valorizados. Vamos prestigiar os avanços, desde conseguir colocar o pé na areia, que pode ser algo difícil devido à disfunção sensorial, até ficar em pé na prancha e surfar sozinho, mostrando que todos são campeões de acordo com as suas particularidades”, destaca, falando também do benefício às famílias. “É mais do que aceitação, é manifestação prática de amor. Para todos, sem exceção, é uma onda de amor compartilhado”, reforça.

A 3ª e última etapa do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, terá disputas em cinco categorias – sub15 e sub13, ambas no masculino e feminino e a sub10 somente para os meninos. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo site do Instituto, no link http://institutogm10.com.br/ao-vivo/.

Os campeões do ranking serão convidados a participar do IGM em 2019, contando com toda a estrutura oferecida no projeto gratuitamente, como treinamentos físicos e de surf, natação, apneia, vídeo-análise, aulas de inglês, alimentação, uniformes, viagens e inscrições para campeonatos. Além disso, terão vagas e inscrições pagas no Rip Curl Grom Search 2019, campeonato referência nas categorias de base.

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com apoios de Vult Cosmética, Pousada Tambayba, Rip Curl e Wizard Litoral Norte, com supervisão da Federação Paulista de Surf e colaboração da Associação de Surf de Maresias (ASM), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

 Fábio Maradei

FOTOS DIVULGAÇÃO: CACO REIS/IGM