Circuito Medina/ ASM de Surf 2017 com inscrições encerradas.

Circuito Medina/ ASM de Surf 2017. Foto Fábio Maradei

A etapa de abertura do Circuito Medina/ ASM de Surf 2017, apresentado por Armarinhos Fernando, está com as inscrições encerradas.

Publicidade

A competição, promovida pelo primeiro brasileiro campeão mundial de surf e que serve de seletiva para os atletas ingressarem no Instituto Gabriel Medina (IGM) no próximo ano, será realizada nestes sábado e domingo (27 e 28), na Praia de Maresias, reunindo 104 surfistas, tendo limite de idade de 15 anos .

Os atletas competirão nas ondas em frente ao IGM nas categorias masculinas sub15 (nascidos de 2002 em diante), sub13 (nascidos de 2004 em diante) e sub11 (nascidos de 2006 em diante) e femininas sub15 e sub13. A procura foi tão grande que a organização decidiu abrir uma triagem, a ser feita na sexta-feira. “Preenchemos as vagas e na véspera do evento faremos as disputas para selecionar surfistas para o evento principal”, diz o presidente da Associação de Surf de Maresias, Alex Leco.

O Circuito terá três etapas e selecionará os campeões e vices das cinco categorias para integrar a equipe de atletas do Instituto. O evento foi criado no ano passado, já pensando na estruturação do IGM e teve como campeões Pedro Dib e Carol Bonelli, na sub16, Kauê Germano na sub14, Caio Costa e Pamella Mel na sub12, e Ryan Kainalo na sub10. “Esse ano ajustamos as categorias para que os atletas aproveitem mais o Instituto. Por isso, o limite é 15 anos”, explica Leco.

Gabriel. Foto: Jorge Mesquita.

No último domingo, os atletas do IGM mostraram que estão no ritmo com seis vitórias na abertura do Sebastianense de Surf, na mesma Maresias. O destaque foi Sophia Medina, a caçula do Clã Medina, com duas vitórias, na feminina sub12 e na open. Caio Costa também fez bonito faturando a iniciante (sub14), com uma das melhores apresentações do evento (16,33 pontos). Outro grande nome foi Fernando John John, vitorioso na mirim (sub16). Na petit (sub10), o primeiro lugar ficou com Murilo Coura, fazendo dobradinha com Ryan Coelho. Na estreante (sub12), Gabriel de Souza foi o melhor, com Murilo Coura em sua segunda final, ficando com o vice.

Criado do sonho do próprio Gabriel Medina, como forma de retribuir um pouco do que o surf lhe proporciona, o IGM iniciou as atividades no dia 1º de fevereiro. A primeira turma atende 38 atletas dos 10 aos 16 anos, na sede instalada na Praia de Maresias. A proposta é garantir a mesma estrutura que o ídolo do surf conta atualmente, incluindo vários profissionais que fazem parte de seu time pessoal. Além das atividades físicas e de educação, os surfistas recebem alimentação, atendimento médico e odontológico e ações extras como apneia e media training.

O Circuito Medina/ASM 2017 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com a organização da Associação de Surf de Maresias (ASM). Conta com a colaboração da Pousada Tambayba, Balada Mix Maresias, Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes,  Associação de Surf de São Sebastião e Federação Paulista de Surf.

Por Fábio Maradei