Rogério Dantas fatura a principal categoria na Praia da Princesa PA

Rogério Dantas CE. Foto Jeremy Dias

Brasil Open de Surf 2018

Publicidade

Cearense Rogério Dantas fatura a principal categoria na Praia da Princesa-Ilha de Algodoal-PA

Entre os dias 08 e 10 de junho a Ilha de Algodoal, localizada no Litoral do Estado do Pará, recebeu alguns dos principais atletas amadores do país para o Brasil Open de Surf, competição homologada pela Confederação Brasileira de Surf que marcou a entrada da Praia da Princesa no mapa oficial do surf nacional.

Atletas de vários estados disputaram a boa premiação composta por R$ 5 mil (cinco mil reais) em dinheiro, divididos entre as categorias Open e Master, além de kits com relógios Mormaii para os campeões  e troféus para todos os finalistas das cinco categorias em disputa.

No sábado competição teve início por volta do meio dia. Como estava previsto, boas ondas criaram as condições ideais para que as disputas rolassem em alto nível. Destaque para a nova geração do surf paraense comandada por Nadson Costa, irmão do talentoso Nayson Costa. O evento rolou até o final de tarde com disputas alucinantes que definiram os semifinalistas das cinco categorias em disputa.

No domingo a Praia da Princesa mostrou novamente por que é um dos picos preferidos pelos surfistas paraenses bombando boas ondas de meio a um metro para o show dos surfistas que garantiram vaga para o dia mais importante da competição.

A primeira categoria a conhecer seu campeão foi a Iniciante com Jean Félix dando um show de surf para superar Anderson Negão, Gustavo Roberto e Breno Soares, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados.

Na sequência foi a vez das meninas entrarem na água. Destaque para Deise Silva, que mostrou continuar em grande forma para ficar em primeiro. Na segunda colocação ficou Kelly Slater (isso mesmo), com Cibely Martins ficando com a terceira colocação.

Na categoria Junior, Nadson Costa, irmão de Nayson Costa, mostrou que tem talento dominando a final com manobras progressivas e uma performance contundente para ser o campeão. A penúltima categoria a definir o grande campeão foi a Master. Em uma disputa direta entre Ceará e Pará, Sandro Rogério, contra o atual Bicampeão Nacional, Rogério Dantas, do Ceará, que mesmo apresentando uma boa performance, não foi capaz de superar Sandro Rogério. A disputa pela terceira e quarta colocações foi mais um duelo direto entre os estados do Pará e Ceará, com Márcio Correia ficando em terceiro para superar mais um grande nome do surf Master nacional, o cearense Cardoso Júnior, que acabou na quarta colocação.

A última e mais esperada bateria da competição, a Open, foi mais um embate entre os estados do Pará e Ceará. Com o principal atleta paraense da atualidade na disputa, Nayson Costa, acompanhado de um dos principais ídolos locais que despontou nos últimos, Rafael Correa, a torcida foi pra cima colocando aquela pressão nos dois amigos cearenses Cardoso Jr. e Rogério Dantas, que já vinham de uma outra final. E logo no início Nayson abriu a bateria dando as cartas e incendiando a torcida que compareceu em peso na Praia da Princesa com seus aéreos reversos e ‘cut backs’ executados com muita pressão de borda para buscar a liderança da bateria. Contudo, a experiência estava do lado dos cearenses e Rogério Dantas, aos poucos foi construindo sua vitória com manobras clássicas, muita fluidez e uma apresentação cirúrgica para arrancar dos árbitros as maiores notas da bateria e faturar o troféu de grande campeão.

“Estou muito feliz de ter conquistado essa vitória aqui nesse lugar tão lindo. Já estive no Pará para várias competições, mas aqui é a primeira vez e confesso que não imaginava me deparar com um lugar tão belo. – declarou Rogério Dantas.

Apesar do resultado, Nayson declarou estar feliz com a segunda colocação: “Dei tudo de mim nessa final, mas, talvez pela vontade de ganhar acabei me desconcentrando em algumas manobras que poderia ter completado.  – declarou o atleta.

Apresentado por MORMAII, o Brasil Open de Surf contou com os patrocínios de Governo do Estado do Pará, SEEL, ALEPA e Prefeitura de Maracanã. Apoio: Mormaii Aeroporto, Pousada Ibiza, Vereador Cacaio e Amazon Ink Tatoo. Realização: Confederação Brasileira de Surf e FEPASURF.

Por George Noronha

RESULTADOS

OPEN

1º Rogério Dantas-CE

2º Nayson Costa-PA

3º Rafael Correia-PA

4º Cardoso Jr-CE

FEMININO

1ª Deise Silva

2ª Kelly Slater

3ª Cibely Martins

JUNIOR

1º Nadson Costa

2º Felipe Nóbrega

3º Marlon Vieira

4º Yhiago Silva

MASTER

1º Sandro Rogério

2º Rogério Dantas

3º Márcio Correira

4º Cardoso Jr.

INICIANTE

1º Jean Félix

2º Anderson Negão

3º Gustavo Roberto

4º Breno Soares