Thiago Silva é o campeão pernambucano de 2018

Staff e atletas presentes no evento. Foto Damangar

Thiago Silva é o campeão pernambucano de 2018 e ‘legends’ brilham em Itapuama.

Publicidade

Altas ondas e homenagem a Denttinho marcaram o dia decisivo.

Durante toda a semana Itapuama experimentou uma variação atípica de clima o que proporcionou uma variação de maré que culminou com um dia de altas ondas neste domingo, dia 02 de setembro.

Teatro perfeito para a decolagem de Thiago Silva para o topo definitivo do ranking pernambucano de 2018.  Durante o circuito, ninguém foi mais agressivo no mar do que ele.
Demonstrando crescimento técnico, físico e emocional, Thiago impôs o ritmo de sua categoria com muita pressão e ninguém foi capaz de acompanhar.

Nem Cauã Nunes, que aparece como o pernambucano mais bem colocado no ranking nacional, estando em casa, conseguiu deter Thiago Silva.

Ambos com um repertório de manobras com muita água pra cima e técnica, mas Thiago demonstrar estar mais rápido e fluido.  O que parece estar muito ligado a sua atitude mental.

“Eu passei um tempo meio afastado do surf competição.  É muito difícil viver na incerteza de querer competir e não ter patrocínio.  Você sabe que pode vencer mas não consegue chegar lá no local onde a competição acontece.

Mas meus amigos tem de incentivado muito e eu resolvi que tudo que eu puder fazer, todas as competições onde eu conseguir chegar, eu sei o campeão. Não porque eu queira ser melhor do que ninguém, mas porque valorizo as oportunidades que meus amigos tem me dado.” – Declarou Thiago Silva.

Cauã Nunes venceu na sub_18 levando uma pressão feroz de José Cláudio que disputou com ele cada onda. Lucas Lisboa, o segundo pernambucano melhor colocado no ranking nacional estava na bateria mais ficou em terceiro lugar.

Lucas foi melhor na sub_16, onde teve sua revanche contra José Cláudio e deixando-o na segunda posição.

Alex do Carmo venceu na sub_14 para defender seu lugar na equipe pernambucana.  O animado Erick Braw não conseguiu vencê-lo ficando em segundo lugar por uma diferença considerável de quase 4 pontos.

Entre as meninas, a pequena Nicole Santos foi a campeã da etapa e já não é surpresa que a menina não deve ser subestimada por ser tão jovem.  Ela tem provocado as adversárias mais experiência e forçado o crescimento do surf feminino que, em Pernambuco, ainda tem um déficit grande em relação ao masculino.

Gabriele Cavalcante foi a campeã do circuito, surfando nesta etapa de Itapuama, muito melhor do que nas etapas anteriores.

Homenagens:

Sem dúvida alguma, o momento mais emocionante do evento foi a homenagem ao surf legend, que sofreu infarto, mês passado, o Dettinho.  O surfista que descobriu as ondas mágicas de Fernando de Noronha e Serrambi nos deixou no momento em que dizia estar mais feliz.

Dettinho tinha recebido uma homenagem na última etapa do circuito brasileiro máster da CBSurf e estava cheio de novos projetos com seus amigos antigos e os recém conquistados, mas foi realiza-los em outras praias.

Em torno de sua prancha clássica vertida com sua camisa da equipe pernambucana de legends, amigos e admiradores pagaram tributo e deram depoimentos sobre o amigo empreendedor, aventureiro e inspirador.

Já na cerimônia de premiação, os legends Luiz Godoy, Sérgio Carvalho, Ricardo Marroquim e André Maia subiram ao pódio e foram ovacionados por todas as gerações do surf pernambucano.  Os troféus de 4 categorias foram batizados com seus nomes que estão definitivamente escritos no hall da fama do surf brasileiro.

O ranking completo com todos os resultados e notas de todas as categorias está no site da Surfcore

O Realce Nordeste apresenta: Itapuama Surf Festival é uma realização da Confederação Brasileira de Surf, Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf e Associação de Surf de Itapuama em Associação com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho através de sua Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esportes. Tem o apoio da Teccel e Lojas Bali.

Evento:

Realce Nordeste apresenta: Itapuama Surf Festival 2018

LOCAL: Itapuama – Cabo de Santo Agostinho – PE

DATA: 1 e 2 de Setembro.

Informações e inscrições:

Pedro Lima – Presidente FPS: (81) 9.8815.6946

Lula (vice-presidente FPS: (81) 9.9826-8600

Geraldo Cavalcanti – Diretor executivo FPS: (81) 9.8271-5331

Adler Araújo – Diretor técnico FPS: (81) 9.8289-2988

Fotos Damangar

Por: Damangar – CBSurf / ANS / FEPESurf.