Setembro Surf-Festival da Cultura do Mar, no evento Legends Surf Day

Setembro Surf – O show não pode parar!

Legends Surf Day promete encerrar o Festival da Cultura do Mar com chave de ouro

Publicidade

No próximo domingo, 18/09, a Barraca Guarderia Brasil, localizada na Praia do Futuro, será o palco para a grande confraternização do Setembro Surf-Festival da Cultura do Mar, no evento Legends Surf Day. Na ocasião, além da homenagem aos principais astros do evento, os participantes da categoria Legend, será sorteada entre todos os participantes inscritos na competição uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, oferecida pela Rádio Jovem Pan, onde o vencedor terá a oportunidade de visitar a Barraca do Rico, localizada na Praia da Macumba-RJ e fazer um surf com Rico de Souza, o mais novo cearoca do pedaço, que foi convidado do evento e esteve no Ceará durante a competição.

setembro-surf-festival-da-cultura-do-mar-3

Todos os Legends presentes, independente de terem participado ou não da competição, serão agraciados com uma medalha comemorativa e farão parte da Tribuna de Honra da Cerimônia de Encerramento do Setembro Surf – Festival da Cultura do Mar, que dessa vez contará com a presença de mais dois ilustres convidados, nada menos que o Legend e Pioneiro do Surf Brasileiro, reconhecido internacionalmente como o 1º Big Rider do Brasil, Ricardo Bocão e do Legend Fotógrafo Internacional Rick Werneck, que virão do Rio de Janeiro especialmente para participar da festa.

E por falar em festa, a cerimônia será embalada pela SurfMusic da banda cearense MuitaVibe, que irá aproveitar para fazer o lançamento oficial de seu primeiro Clipe, o “Quem foi que disse?”, gravado em locações como Cumbuco e na valinha em frente a Guarderia. No set preparado especialmente para os Legends presentes, o melhor da surf music nacional e internacional, além de novas músicas autorais. Não dá pra ficar de fora!

A Festa começa a partir das 14h na Barraca Guarderia Brasil, na Praia do Futuro.

legends-fabio-mota-itibere-odalto-e-coxinha-setembro-surf-festival-da-cultura-do-mar-19

SETEMBRO SURF – Um pouco de história

No final da década de 1970 e início dos anos 1980 um campeonato colocou o Ceará no mapa dos eventos de surf nacionais. Foi o Setembro Surf, campeonato que além de outras coisas, revelou para o Brasil e o Mundo a qualidade e a disposição do surfista cearense. Nomes como César Picuréia, Zorrinho, Osório Palmela, Alfredo Montenegro e muitos outros fizeram história nesse circuito.

Para se ter uma ideia da importância desse evento para a história do surf cearense, foi nele que o surfista Odalto Castro ganhou a passagem para o Havaí e o passaporte para a história do surf mundial, pois, foi naquela viagem que ele foi imortalizado na capa da Surfing Magazine em uma onda incrível na mítica Praia de Pipeline, a eterna Meca do surf mundial.

Mais de 30 anos se passaram, mas as lembranças daquele evento ainda continuam bem vivas nas memórias daqueles que viveram a época de ouro do surf cearense. Por isso o objetivo do Setembro Surf –Festival da Cultura do Mar, vai muito além do resgate das lembranças e histórias que fizeram deste campeonato um marco para o surf cearense.

O Setembro Surf, versão atualizada, se propõe a ser um grande encontro de amigos e amantes do mar para celebrar a cultura milenar dos antigos Reis Havaianos e a verdadeira essência do surf, que se consolidará na sua Cerimônia de Encerramento no domingo dia 18/09.

legends-sergio-coxinha-rn-odalto-de-castro-e-sergio-testinha-rn-setembro-surf-festival-da-cultura-do-mar-1

IMPORTANTE

O Setembro Surf – Festival da Cultura do Mar, dentre várias ações ambientais e sociais prestou algumas homenagens:

1-      Ao idealizador do 1º Setembro Surf, o Sr. Osvaldo Moreira Lima Júnior (In Memorian), através de seu filho Paulão, que veio de Ubatuba especialmente para receber a homenagem ao seu pai;

2-      Ao Dr. Ivens Dias Branco, que em vida deu sua palavra que iria apoiar o evento, palavra esta que foi prontamente honrada por sua esposa, D. Consuelo Dias Branco e por sua neta, Gisela Dias Branco, que recebeu das mãos de Henrique Steindorfer o troféu destinado ao seu avô, um dos maiores visionários que a história recente do Ceará e do Brasil conheceu;

3-      Ao Odalto de Castro,            que recebeu das mãos de Henrique uma réplica de uma prancha estampada com a marca NORTÃO, criada por ele na década de 1970, shapeada por Walter Pinheiro, em reconhecimento à sua importância para a história do surf cearense.

“O compromisso do Dr. Ivens foi firmado em uma conversa onde tive a oportunidade de falar pra ele sobre o desejo que nutríamos de realizar um evento de cunho social e esportivo, que pudesse deixar algum legado para a comunidade do Iguape, sobretudo para os membros da Associação de Surf… Temos certeza de que, onde ele estiver, o Dr. Ivens está orgulhoso de ter feito parte deste evento, principalmente pelo envolvimento e mobilização da comunidade em torno da limpeza da praia do Pontão, algo nunca antes visto em tamanha proporção em um campeonato de surf naquela região. Ver a praia limpa após três dias de evento com distribuição gratuita de biscoitos Richester, Guaraná Antártica, Cerveja Devassa, além de outros mimos aos atletas e visitantes, foi algo emocionante que lutaremos para manter vivo na consciência dos jovens daquela comunidade, para que este seja apenas um exemplo dos milagres que a mobilização social pode operar na sociedade como um todo. A homenagem ao Sr. Osvaldo foi mais que oportuna e pra mim representou uma grande honra. E quanto ao Odalto, foi uma justa homenagem a quem muito bem representou o Ceará e o Brasil na Meca do Surf Mundial, o Havaí”, declarou Henrique Steidorfer, idealizador do Setembro Surf – Festival da Cultura do Mar.

Não poderíamos deixar de ressaltar o importante apoio dado pela Casa Vila Soares, uma linda e confortável casa à beira mar, que serviu de QG do evento durante realização do evento.

Serviço:

 

Evento: Legends Surf Day – Festa de Encerramento do Setembro Surf

Local: Barraca Guarderia Brasil – Praia do Futuro

Data: 18/09

Horário: a partir das 14h

Show da Banda MuitaVibe – iniciando as 16h

Convidados Especiais: Ricardo Bocão e Rick Werneck

 

O Setembro Surf – Festival da Cultura do Mar é Apresentado por M. Dias Branco e conta com o Patrocínio de: P.O.T. – Vivo – Guaraná Antarctica – Pena – Devassa.

 

Co-Patrocínio: Greenish – Reggae Club – Konibaa – HS Seguros – Pousada Casa do Ângelo – Carmel Charme Resort e Casa Vila Soares.

 

Promoção: Jovem Pan – Blog Manobra Radical/Jornal Diário do Nordeste.

 

Apoio Institucional: Prefeitura de Aquiraz – Asup-ce.

 

Apoio: D´Cofibras – Sonobom – Isoplast – Natucoco – Waves for Water – Pontão Camaleão – La Vivenda – Casa Vida Saudável – Emme Surfwear – Giga Lanches – Amauri Lanches – Woohoo – Tavalá Produções – Banana Wax.

 

Realização: A.S.I – Associação de Surf do Iguape.

 

Por George Noronha