Profissionais extrapolam no Cearense II Etapa

Israel Júnior RN.  Foto Lima Jr.

II MARESIA Surf Sound – Taça Luzimara Souza

Profissionais extrapolam os limites no segundo dia do Circuito Cearense de Surf II Etapa

 O segundo dia do Maresia Surf Sound, 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2019, foi marcado pelo espetáculo de aéreos protagonizados por alguns dos melhores surfistas do Nordeste e do Brasil. E ao contrário da etapa de abertura, os cearenses deram as cartas e comandaram o show aéreo nas ondas do Golf Ville, no Porto das Dunas, município de Aquiraz, para garantir sete das oito vagas para as semifinais, que rolam nesse Domingo de Páscoa (21).

Destaque para o atual campeão cearense Pro, o local da Praia da Leste-Oeste, Charlie Brown, que, com vaga garantida na semi e a eliminação prematura do vencedor da primeira etapa, Jannifer  Sousa, vê aberto o caminho para a liderança do circuito.

Publicidade

Mas, Charlie não é o único de olho na ponta do Ranking. Artur Silva, encara sua segunda semifinal em duas etapas esperando que dessa vez a história seja diferente, já que na etapa de abertura ele não conseguiu chegar à final.

E se na etapa de abertura os potiguares fizeram um grande estrago, garantindo três das quatro vagas na grande final, dessa vez a história será bem diferente. Ao menos no quesito número de atletas, já que apenas um visitante garantiu vaga para as semifinais, significando que dessa vez apenas um atleta do RN poderá marcar presença na final.

O problema é que esse visitante é nada menos que o talentoso surfista da nova geração de Baía Formosa, Israel Júnior, que cravou a melhor nota e somatório no segundo dia de competição com um aéreo que impressionou a todos que estavam na praia prestigiando o evento.

Quem também garantiu vaga nas semifinais da Profissional foram os cearenses Rafael Venuto, Edvan Silva, Diego Mendes, Felipe Martins e Messias Félix, o que nos leva a crer que teremos mais um “air show”, tanto nas semifinais, quanto na grande final.

Mas, o segundo dia de competição não ficou reservado apenas para os profissionais. Os veteranos da Master entraram na água para a Fase 1 da competição e a Senior definiu seus finalistas: Jeová Rodrigues, Phelipe Maia, Adriano Santos e Juvemar Silva.

 CRONOGRAMA DE DOMINGO

No domingo as emoções começam com as baterias da SUP Wave, seguidas pelas primeiras fases das categorias Longboard e Sub 12. Na sequência entram na água as semifinais das categorias Profissional, Master, Feminino, Sub 12, Kahuna e Sub 18, para só então caírem na água as finais de todas as categorias definindo os nomes dos líderes das 14 Categorias em disputa no Circuito Cearense de Surf 2019 após duas etapas.

OBS: Lembramos que o cronograma é sujeito a alterações.

O II MARESIA Surf Sound, além de valer como segunda etapa do Circuito Cearense de Surf 2019, soma pontos para o Circuito Brasileiro da Confederação Brasileira de Surf, na Categoria Profissional.

Circuito Cearense de Surf 30 anos

O II MARESIA Surf & Sound é parte integrante das comemorações do aniversário de 30 anos do Circuito Cearense de Surf e presta homenagem à atleta cearense Luzimara Souza, que recentemente perdeu a vida ao ser atingida por um raio durante uma sessão de treinos.

Na bolsa de premiação serão distribuídos R$ 10 mil (dez mil reais) entre os profissionais e 12 Blocos Teccel com 12 Quilhas WK, para os amadores, além de kits MARESIA e troféus para todos os finalistas das 14 categorias em disputas.

Na primeira etapa os potiguares abocanharam as primeiras colocações de três das cinco categorias de base, levaram a Open e quase estragam a festa cearense na Profissional. Entretanto, os atletas cearenses prometem reverter essa situação retomando a liderança do circuito nas categorias que estão nas mãos dos visitantes.

As categorias em disputa no Cearense de Surf 2019 são: Sub 08, 12, 14, 16, 18Open (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade),Senior (a partir de 28 anos), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Long (sem limite de idade), Surf Adaptado (sem limite de idade),Feminino Sub 18 e Feminino Open (sem limite de idade).

Sobre o Circuito Cearense de Surf

Há 30 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surf, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas, hoje Top WCT, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como Michael Rodrigues (local da Praia do Futuro) e Silvana Lima (local da Praia do Ronco do Mar, em Paracuru), competidores vorazes, forjados na base do Circuito Cearense, que conquistaram praticamente todos os títulos das categorias amadoras e na Profissional e hoje são astros do Circuito Mundial de Surf da World Surf League.

Outros, como os potiguares Jadson André e Italo Ferreira, também tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também já visitaram o Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surf como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior), dentre muitos outros grandes nomes que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 31ª edição da competição.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir todas as emoções do MARESIA Surf Sound através do site www.maresia.com

Maiores Informações.

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br

www.maresia.com.br

O MARESIA Surf Sound conta com o patrocínio de MARESIA e Governo do Estado do Ceará. Apoio: Prefeitura de Aquiraz, D’Cofibras, WK Quilhas e ABRASP. Realização: 7 Tons Eventos, Top 16 e Federação de Surf do Estado do Ceará.

Por George Noronha

Texto e fotos LIMA JR.

Galeria de Imagens