Praia do Francês sedia decisões de Brasileiros de Surfe em Alagoas

CBSurf Tour e CBSurf Master revelam campeões na Praia do Francês (AL)

Por: Chico Padilha

Publicidade

A CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) pela primeira vez decide seus circuitos de base (CBSurf Tour) e o de veteranos (CBSurf Master) de forma consecutiva e na mesma praia.
Inicialmente, o Brasileiro de Seleções de surfe das novas gerações, dias 12 e 13 de novembro, e já nos dias 14 e 15 deste mês, rola o bBasileiro para os acima de 35 anos, ambos na praia do Francês, Marechal Deodoro, Alagoas.

Tops –
 Os melhores surfistas do Brasil até 18 anos, em três divisões a partir da Sub 14, e também as categorias Open masculina e Open feminina. Essas são as disputas do próximo sábado e domingo de decisão do CBSurf Tour, que também aponta a melhor seleção de surfe do Brasil, título bastante almejado pelos estados que buscam coroar a temporada com o título da etapa final em Alagoas.

Seleções – Na disputa entre seleções, Pernambuco chega líder, sendo vice o Ceará, campeão da segunda etapa que tem 1590 pontos na acirrada disputa pelo segundo lugar com o Rio de Janeiro, cujos atletas acumulam 1556 pontos, enquanto o Rio Grande do Norte soma 1539.

“São muitas as seleções estaduais pretendentes ao título nas ondas da elogiada praia do Francês, definida como “Paraíso com ondas” por surfistas de várias gerações que por décadas sempre incursionaram de seus estados para surfar lá, muitos deles competidores inscritos para a decisão do CBSurf Master, que reunirá surfistas acima de 35 anos na primeira de suas quatro categorias em disputas, que são Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna.” lembra Adalvo Argolo, presidente da Confederação.

Título em jogo – Na Grand Master, disputa envolvendo os acima de 40 anos, o líder é Otávio Lima, da Paraíba, que tem no cearense vice Rogério Dantas e no quarto Jojó de Olivença, da Bahia, os que podem lhe tomar a ponta indo à final.

Grandes disputas também são esperadas nas outras três provas da decisão do CBSurf Master, no qual muitos querem carimbar os títulos antecipados do catarinense invicto Roni Ronaldo (na Kahuna), do paraibano Saulo Carvalho (na Master) e do cearense Cardoso Júnior (na Grand Kahuna), dupla detentora de duas vitórias intercaladas por um segundo lugar, quando então foram superados, respectivamente, pelo baiano Robson Bastos e pelo pernambucano Cláudio Marroquim, este o campeão Grand Kahuna do CBSurf Master do ano passado e confirmado no CBSurf Master.

CBSurf Tour –
No primeiro evento, o CBSurf Tour dias 12 e 13, grandes disputas também são esperadas na Sub 16 (Mirim). O pernambucano Cauã Nunes lidera, mas se aguardam embates acirrados no “Francês”, tanto pelo título da etapa quanto do circuito, no qual Nunes quer dar cabo com sucesso à missão de ser bi, conquista de grandes chances ao potiguar segundo do ranking, Leonardo Berbet, e ao líder inicial e atual terceiro Vitor Ferreira, do Rio de Janeiro. O paraibano Yuri Barros, de apenas 10 anos, é o precoce líder Sub 14 (Iniciantes) do CBSurf Tour, mas o cearense Lucas Bezerra assumiu a vice-liderança com vitória no Pará.

Open e Junior – Vice nas duas etapas já realizadas, o potiguar Paulo Henrique assumiu a ponta na Open, o pernambucano Thiago Silva é vice-líder com dois terceiros, em terceiro na Open está um Master, Emanuel de Sousa, norte-riograndense que venceu a Open na etapa dois, onde o cearense Keison Barbosa se manteve em quarto antes da etapa final em “Marechal”, como o município anfitrião é chamado, e onde é quinto na disputa para todas as idades Júlio César Cardoso, alagoano que entre os Sub 18 é o vice-líder, apenas 35 pontos atrás de Jonas Pereira, o Marretinha, em uma listagem que inclui com grandes chances nomes que, a exemplo de Marretinha, estiveram no Mundial Júnior em Portugal, o carioca terceiro Vitor Ferreira, o pernambucano radicado na Pipa quarto do ranking, Raul Bormann, e o baiano Artur Cerqueira, quinto e também com mais de 1000 pontos.

Feminino presente – Na Junior Feminina, a líder é a paraense Deyse Costa, com 1900 pontos, e a cearense Letícia Cavalcante vem a seguir com diferença de apenas 90 pontos.

Na Open Feminina, a líder Luara Thompson, do Rio de Janeiro, com total de 1810 pontos e vantagem de 81 pontos em cima da mesma vice, Letícia do Ceará, que duplamente venceu no Pará, a segunda etapa.

Na Júnior Sub 18, a terceira posição é da carioca Karol Ribeiro com 1710 de pontos, enquanto Deyse Costa é a terceira na Open com igual pontuação, sendo quarta a pernambucana Ramayana, ela a única que, por não ser mais Junior, não pode sair com os dois títulos na etapa final, mas vai disposta a vencer e somar no Pernambucano.

Pontuar é preciso – O presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo, lembra que, dependendo da data em que os mundiais da International Surfing Association (ISA) acontecerão em 2017, a entidade deve também usar para convocação a colocação do ano anterior convertida em pontuação, o que reforça a necessidade da presença de todos que terão ainda a idade máxima exigida.

Inscrições – As inscrições ainda estão abertas, mas a CBSurf informa que as vagas estão se encerrando. O atleta deve informar pelo e-mail (cbsurf.br@gmail.com), qual dos dois eventos deseja disputar, anexando o comprovante de depósito da inscrição que deve ser feita na conta Banco do Brasil, agência: 3457-6, conta corrente: 63299-6, titular: Confederação Brasileira de Surf, CNPJ: 02.995.720/0001-60, além de especificar seu estado, categoria e data de nascimento, que, exceto na Open, exige comprovação. Para o CBSurf Tour em Alagoas o valor de inscrição é de R$ 120, enquanto para o CBSurf Master custará R$ 150.

Organizado pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) em parceria com a Fessea, sua filiada alagoana, os eventos serão realizados em sequência durante os quatro dias do feriadão.??O evento – Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Federação Alagoana (Fessea) e a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, tendo patrocínio Governo do Estado de Alagoas, Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, com apoio Sifrão, Wg, Maik House, Pousada de Capitães de Areia, Flat Jubarte, Pousada e Camping Trilha do Mar, Agua Mineral Itagy, Restaurantes Dona Madalena, Padrino, Beleza Tropical e Açaí da hora, Programa “Esporte Campeão” Record Alagoas, Sakapraia, Blocos Teccel, Pranchas TBC, North Shore, MR Marcelo Rodrigues, Moabe Surfboards, Mantra Boards e Surfciente.

Ranking CBSurf Tour

Seleções

1 Pernambuco: 1900 pontos
2 Ceará – 1590
3 Rio de Janeiro: 1556 pts
4 Rio Grande do Norte: 1539
5 Paraíba: 1312 pts
6 Alagoas: 1288 pts
7 Pará – 1260 pontos
8 Bahia 1009 pts
9 Sergipe e Maranhão- 430 pontos

Sub 14 – Iniciante

1 Yuri Barros (PB) 1900 pontos
2 Lucas Bezerra (CE) 1656
3 Felipe Alves (PB) 1556 pts
4 Luan Nicholas (RN) 961

Sub 16 – Mirim

1 Cauã Nunes (PE) 1900 pontos
2 Leonardo Berbet (RN) 1556
3 Vitor Ferreira (RJ) 1531
4 Yuri Barros (PB) 1260

Sub 18 – Junior Feminina

1 Deyse Costa (PA) 1900 pontos
3 Karol Ribeiro (RJ) 1800 pts
2 Letícia Cavalcante (CE) 1810 pts
4 Luara Thompson (RJ) 1395 pts

Sub 18 – Júnior

1 Jonas Pereira Marretinha (PB) 1466 pontos
2 Júlio Cesar (AL) 1431 pts
3 Vítor Ferreira (RJ) 1240 pts
4 Raul Bormann (PE) 1085 pts

Open Feminino

1 Luara Thompson (RJ) 1810 pontos
2 Letícia Cavalcante (CE)1729 pts
3 Deyse Costa (PA) 1710 pts
4 Ramaiana Silveira (PE)1629 pts

Open

1 Paulo Henrique (RN) 1800 pts
2 Thiago Silva (PE) 1620 pts
3 Emanuel de Sousa (RN) 1531
4 Keison Barbosa (CE) 1458 pts

Primeiros colocados do CBSurf Master

Master

1 Saulo Carvalho (PB) 4350 pontos
2 Rodrigo Jorge (RN) 3333 pts

Grand Master

1 Otávio Lima (PB) 3463 pontos
2 Rogério Dantas (CE) 3453 pts

Kahuna

1 Roni Ronaldo (SC) 4500 pontos
2 Jojó de Olivença (BA) 3780 pts

Grand Kahuna

1 Cardoso Júnior (CE) 4350 pontos
2 Cláudio Marroquim (PE) 4110 pts