Favoritos confirmam vagas para o domingo decisivo

Heitor Alves, Novo Surf 1ª Etapa. Foto Lima Jr.

Circuito Novo Surf segundo dia

Favoritos confirmam vagas para o domingo decisivo

O Novo Surf, como foi batizado o Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2019, promovido pela Confederação Brasileira de Surf, chegou ao seu segundo dia cheio de expectativas quanto às estreias dos cabeças de chave da competição.

As difíceis ondas de vento da Praia do Futuro, localizada na Capital cearense, exigiram que os atletas usassem todas as cartas que traziam na manga para assegurar vaga no terceiro e último dia de competição. E a grande maioria dos favoritos conseguiu carimbar o passaporte para o domingo de grandes decisões.

Publicidade

O primeiro cabeça de chave dos Top 16 do evento que estrearam neste sábado, o baiano atual Vice-Campeão Brasileiro, Bino Lopes, confirmou sua vaga nas quartas de final na quarta bateria do Round 3, avançando em primeiro junto com o Campeão Cearense de Surf Profissional de 2010, Isaías Silva. E por falar nos cearenses, em todas as baterias das quartas ao menos um surfista local estará brigando pela vaga em uma das semifinais. São eles o ex-WCT, Heitor Alves, o atual Campeão Profissional Estadual, Charlie Brown, o Bicampeão Brasileiro Pro, Messias Félix, Artur Silva e Glauciano Rodrigues.

Também estão garantidos para o domingo de decisões os potiguares Israel Júnior, Alan Jhones e John Max, os pernambucanos Douglas Silva, Luel Felipe e Tiago Silva (que assim como na sexta, novamente computou o maior somatório do dia na competição) e o não menos letal Armando Tenório-Al, completando o time de nordestinos que no domingo brigarão pela ponta do circuito.

A difícil missão de impedir que um nordestino vença a etapa de abertura do Novo Surf está nas mãos de dois paulistas. São eles Marcos Corrêa, de São Vicente e Odarci Nonato, de São Sebastião. Apesar da aparente desvantagem numérica, ambos têm vasta experiência em surfar sob pressão e com toda certeza, vão fazer de tudo para levar para São Paulo o título da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. Se levarmos em conta que o grande vencedor terá de avançar duas baterias e “chegar” em primeiro na grande final, matematicamente, todos possuem as mesmas chances.

Entre as mulheres, destaque para a boa atuação das cearenses Larissa dos Santos, atual Campeã Brasileira e consequentemente primeira cabeça de chave, que estreou com vitória em sua primeira defesa do título avançando direto para as semifinais e Yanca Costa, que também venceu sua bateria confirmando vaga na primeira semi. Os outros destaques ficaram por conta de Camila Cássia e Raissa Fernandes, que fizeram os maiores somatórios do dia na categoria feminino, 12.46 e 11.64, respectivamente e da presença da Tetracampeã Brasileira Tita Tavares, que apesar de ter surfado muito bem na Fase 1 da competição, não conseguiu repetir a apresentação da estreia dando adeus ao evento nas quartas de final.

Ação Social – Clínica de Bodysurf

O sábado (25) também foi reservado para uma Clínica de Bodysurf coordenada pelo criador do grupo Cabras de Peito e Gestor do Ipom, Carlos Bezerra. Segundo ele, a Clínica teve como objetivo resgatar a essência da conexão do homem com o oceano em busca das raízes mais primitivas do surf sem equipamentos. Desde sua concepção, a ação caminhou paralelamente com a proposta do Circuito Novo Surf, que é a de mergulhar na verdadeira essência do surf resgatando os valores mais nobres do Esporte dos Reis Havaianos:

“A Oficina foi muito legal! Importantes personagens da cena local compareceram para prestigiar o evento e a ação, não somente os Cabras de Peito, como também outros grupos de bodysurfers, como a turma do Caracol e a Jacarezada e como não podia ser diferente, tudo terminou no mar. Foi uma vivência fantástica onde pudemos conversar sobre preparação física, mental e espiritual, técnicas, abordagens e diversos outros assuntos de interesse da comunidade bodysurf. Foi uma manhã pra ficar na história”, declarou Bezerra.

Estrutura Frugal

Um dos diferenciais desse circuito é o cuidado com o meio ambiente. Para isso a estrutura da competição é quase toda composta de bambu, o que minimiza o impacto ambiental. Atletas e banhistas também são sistematicamente convidados a recolher o lixo da praia, uma forma de colaboração na consolidação deste hábito tão importante na atual conjuntura do planeta.

Transmissão Ao Vivo

Você pode conferir tudo que rola Ao Vivo através do link:

www.fpsurf.com.br/aovivo

Cronograma de domingo (26)

As baterias do terceiro e último dia de competição da etapa de abertura do Novo Surf, domingo (26), estão previstas para iniciar as 8h30 da manhã com as quartas de final masculino, seguidas pelas semifinais tanto do masculino, quanto do feminino. Dependendo das condições do mar a organização espera que as finais ocorram por volta das 13h, contudo esse cronograma pode ser alterado para privilegiar as melhores condições de ondas para os atletas.

IPOM – Instituto Povo do Mar

Fundado em 2010 por quatro surfistas como uma organização sem fins lucrativos projetada para prover oportunidades de educação para jovens do Serviluz e da praia do Futuro, o Instituto Povo do Mar tem por finalidade o acesso à cidadania, à educação, ao esporte para o pleno desenvolvimento, aos estudos em língua estrangeira, às artes, à cultura, ao voluntariado e ao desenvolvimento social no combate à pobreza e a preservação do meio ambiente.

Seu principal objetivo é desenvolver um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma educação transformadora que visa estimular mudanças sociais a partir de valores como humanidade, amor, respeito e altruísmo.

Descubra o Ceará

O litoral de Fortaleza tem 34 quilômetros de extensão e cerca de 15 praias, algumas delas reunindo excelentes condições para a prática do surfe.

Além da praia do Futuro, destaque para o point do Leste-Oeste e para o Titanzinho, celeiro do surf brasileiro e casa de atletas renomados como Fábio Silva, Tita Tavares, Pablo Paulino e Silvana Lima.

Com água quente e boas ondulações o ano inteiro, principalmente no verão, quando potentes swells do quadrante norte atingem a região, a cidade está entre as principais “surf citys” do Brasil.

A Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Ceará apresenta o Novo Surf Ceará. Idealização e produção: Almasurf. Realização: Confederação Brasileira de Surf. Apoio: Instituto Povo do Mar (IPOM) e Federação de Surf do Estado do Ceará.

Fotos Lima Jr

Por George Noronha

Galeria de Imagens