Diego Mendes fatura a Pro, Phelipe Maia conquista a Open e o furacão potiguar Mateus Sena arrasta a Iniciante e a Mirim

Maresia Pro Taíba 2016

Diego Mendes fatura a Pro, Phelipe Maia conquista a Open e o furacão potiguar Mateus Sena arrasta a Iniciante e a Mirim

Publicidade

Entre os dias 26 e 28 de agosto alguns dos principais surfistas do Nordeste estiveram reunidos na paradisíaca Praia da Taíba, localizada a 70 km de Fortaleza, para a abertura do Circuito Cearense de Surf, o Maresia Pro Taíba. Música, muita gente bonita, boas ondas e um verdadeiro show protagonizado por todas as gerações do surf cearense e nordestino marcaram a 1ª Etapa do Cearense de Surf 2016.

Na principal bateria do evento, a final da categoria Profissional, todas as atenções estavam voltadas para saber quem subiria no lugar mais alto do pódio. E Diego Mendes já chegou dando as cartas e colocando muita pressão em seus adversários cravando um 8,5 na primeira onda surfada na bateria. A partir daí, Diego apenas administrou a liderança que não mais perderia até o último segundo da bateria mais importante e mais esperada de toda competição.

Apesar das investidas dos demais competidores, ninguém consegui superar o high score do local da Praia da Leste-Oeste que lhe garantiu a liderança da bateria do início ao fim:

“Estou muito feliz com esse resultado, principalmente por ter competido com grandes atletas e saber que qualquer um deles poderia ter virado a bateria. Mas, graças a Deus deu tudo certo”, declarou o campeão.

Completando o pódio Michel Roque, Emanoel Tobias-RN e Edivan Silva ficaram em segundo, terceiro e quarto colocados respectivamente.

Na principal categoria entre os amadores, a Open, o grande vencedor foi Phelipe Maia, que se valeu de uma estratégia cirúrgica que combinou treinamento físico, psicológico e muita determinação para superar seus adversários:

“Eu ralei muito pra essa competição. Combinei diversos tipos de treino, tanto para melhorar minha flexibilidade, quanto para aumentar minha resistência e capacidade cardiopulmonar, além de preparação psicológica. Sem falar nos treinos nas ondas. Tive de equacionar muito bem meu tempo entre a faculdade, o trabalho e os treinos para chegar a esse resultado e estou muito feliz porque todo esforço que fiz se traduziu nessa vitória”, relatou Phelipe.

Entre as meninas, Aline Gomes faturou a Open, com Letícia Cavalcante, Mayra Oliveira e Juliana Santos ficando respectivamente na segunda, terceira e quarta colocações.

Na categoria Junior o conhecimento das ondas valeu a vitória para o atleta local Rafael Tigrão, que não se intimidou com a pressão de estar competindo em casa e faturou mais um título para a sua extensa coleção. Na segunda colocação ficou o fenômeno potiguar Mateus Sena, que apesar das investidas, não conseguiu superar o “Tigre Taibano” e acabou terminando na segunda colocação. Completando o pódio mais um potiguar, Emanoel Tobias terminando em terceiro e Raoni Ribeiro ficando com a quarta colocação.

Já na categoria Júnior Feminino o script final seguiu praticamente o mesmo roteiro da Open, com Ariane Gomes vencendo a bateria, seguida por Letícia Cavalcante e Mayra Oliveira, na segunda e terceira colocações respectivamente. A única mudança foi a presença da potiguar Geovana Vitória na quarta colocação.

Na Master o grande vencedor foi o multicampeão da categoria, Rogério Dantas, que mostrou mais uma vez estar no rip das competições para faturar mais um troféu de campeão para a sua extensa coleção. Na segunda colocação ficou Caio Breno, com Rocha Filho na terceira colocação e o local do Titanzinho Luciano Cavalcante completando o pódio na quarta colocação.

Na Senior Isaías Silva mostrou que continua a ser o homem a ser batido nessa categoria, faturando mais um campeonato, dessa vez seguido por Juvemar Silva, Emanoel de Souza-RN e Patrick Alves-PI, respectivamente.

Entre os Kahunas o potiguar Elias Lamas, participante assíduo do Circuito Cearense, não deu chance a seus adversários e levou para o Rio Grande do Norte o título da etapa. Fernando Santos, de Pernambuco, Valter Araújo e Marcelo Bibita completaram o pódio.

Na categoria Longboard Jhony Quest subiu no lugar mais alto do pódio seguido por Geraldo Lemos, Marcelo Bibita e Paulo Pacheco.

Nas categorias de base o destaque ficou por conta do fenômeno potiguar Mateus Sena, que enfrentou uma verdadeira maratona competindo em nada menos que quatro categorias levando a melhor na Mirim e na Iniciante, arrancando um segundo lugar na Junior e ainda incomodando entre os profissionais, chegando a eliminar grandes nomes do surf nordestino.

Finalizando as 12 categorias em disputa na Infantil o grande vencedor foi o paraibano Yure Barros, que não tomou conhecimento dos adversários para cravar mais uma vez seu nome no competitivo Circuito Cearense de Surf.

Para Amélio Júnior, Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, a 1ª Etapa do Circuito Cearense foi um sucesso e a segunda etapa já está encaminhada:

“Estamos muito satisfeitos com tudo que aconteceu no Maresia Pro Taíba. Foram três dias de altas ondas, muita gente bonita na praia e o principal, uma adesão recorde que exigiu de toda equipe técnica toda a experiência acumulada em três décadas de circuito. Tivemos lotação completa em todas as categorias e o melhor foi que os atletas atenderam aos apelos da Federação e fizeram as inscrições com bastante antecedência, o que nos ajudou no planejamento geral e organização do evento. Agora, é preparar tudo para a segunda etapa do circuito que já será em outubro em local a ser confirmado nos próximos dias”, finalizou o dirigente.

RESULTADOS

Profissional

1º Diego Mendes

2º Michel Roque

3º Emanoel Tobias-RN

4º Edvan Silva

Open Masculino

1º Phelipe Maia

2º Jannifer Souza

3º Patrício Marinho-RN

4º Emanoel de Souza-RN

Open Feminino

1ª Ariane Gomes

2ª Letícia Cavalcante

3ª Mayra Oliveira

4ª Juliana Santos

Junior Masculino

1º Rafael Tegrão

2º Mateus Sena-RN

3º Emanoel Tobias

4º Raoni Ribeiro

Junior Feminino

1ª Ariane Gomes

2ª Letícia Cavalcante

3ª Mayra Oliveira

4ª Geovana Vitória-RN

Master

1º Rogério Dantas

2º Caio Breno

3º Rocha Filho

4º Luciano Cavalcante

Senior

1º Isaías Silva

2º Juvemar Silva

3º Emanoel Souza-RN

4º Patrick Alves-PI

Kahuna

1º EliasLamas-RN

2º Fernando Santos-PE

3º Valter Araújo

4º Marcelo Bibita

Longboard

1º Jhony Quest

2º Geraldo Lemos

3º Marcelo Bibita

4º Paulo Pacheco

Mirim

1º Mateus Sena-RN

2º Mathias Ramos

3º Lucas Bezerra

4º Paulo Bruno

Iniciante

1º Mateus Sena-RN

2º Lucas Bezerra

3º Yure Barros-PB

4º Luis Felipe

Infantil

1º Yure Barros-PB

2º Alysson Matheus-RN

3º Adriano de Souza

4º Raoni Rocha

O Maresia Pro Taíba contou com o Patrocínio de Maresia Surf Wear e D’Cofibras. Apoio: Pranchas Collection, Picolés Pardal, Pousada Casa do Ângelo e Água Mineral Acácia. Promoção: Top 16 Produções. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará.

Por George Noronha

Galeria de Imagens