Um belo lugar para passear… e surfar!

Treinando na águas barrentas da praia do Farol. Foto Jhon Amaral.

Mosqueiro, em Belém do Pará é uma ilha localizada há cerca de 80 quilômetros da capital.

Publicidade

A água doce do Rio Pará, garante boas “ondas de maré” à ilha, que oferece mais de 17 quilômetros de praias. O nome Mosqueiro vem do termo Moquém ou Moqueio. Com o objetivo de conservar a carne da caça ou do pescado, os tupinambás utilizam o moqueio, técnica tradicional onde, sobre uma grelha feita com pau de tucumã e envolto na folha do guarumã, a carne fica exposta a um fumeiro feito com a lenha do muruciceiro ou do maraximbé.

Com uma área de 212 quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, Mosqueiro, ou “Ilha do Amor” como é popularmente conhecida, é a maior ilha do município de Belém e atrai cada vez mais visitantes de todo o mundo e vários praticantes de esportes radicais como o Surf, Bodyboard, kitesurf, Sup dentre outros.

Alexandra Ereiro. Foto Jhon Amaral

Na época dos ventos fortes e das ventanias, as ondas podem chegar a atingir aproximadamente 1,5 m de altura.

“Nós temos varias opções, são mais de vinte praias, em algumas dá para praticar o ‘bodyboard’, o bodysurf e o skimboard, e todas estão aptas para banho. Temos vários igarapés, rios, e ainda a nossa rica gastronomia e a nossa cultura, que contagia a todos”

Em breve eu estarei de volta com fotos inéditas dá temporada de ondas em água doce 2017.

Conto com os apoios:
Seel, Amazon Power, Kpaloa, Fini, Grace Lopes, Sou Crossfit e site Craud.net

As fotos são da temporada de 2016 registradas pelo fotógrafo Jhon Amaral:

Por Alexandra Ereiro/ Coluna da ‘xandinha’