Diferentes pranchas para diferentes surfistas

Os diferentes tipos de pranchas para diferentes tipos de surfistas

Você sabe qual o tipo de prancha que você deve usar em cada condição de mar? Sabe quando você chega na empolgação para surfar e o mar está ruim? Nada disso. Entenda de uma vez por todas… Não existe mar ruim. Existe prancha errada.

Certa vez escutei essa frase de Fábio Gouveia: “Não existe mar ruim. Existe prancha errada.” Isso ficou na minha cabeça por muito e logo comecei a reparar que muitas vezes enquanto eu estava achando o mar péssimo, tinha algumas pessoas se divertindo. Logo, o problema não era do mar e sim meu ou da minha prancha.

Publicidade

Para que você também não erre na escolha de prancha para o tipo de mar que você vai surfar ou na prancha que se adapta melhor com seu estilo, fizemos uma lista sobre os tipos de prancha e suas características. Se liga aí!

LONGBOARD (Pranchão)

 

Prancha iniciante

Esse é um estilo de prancha clássico que remete aos primórdios do surf. Com essa prancha você pode ser divertir em praticamente todo tipo de onda. Basta uma pequena espuma para que essa prancha ande.

Se o mar estiver muito pequeno esse tipo prancha será umas das poucas opções que conseguirá tirar leite de pedra e fazer um pequena diversão nas marolas.

Os longboards tem no mínimo dos 9” pés. Devido o seu tamanho é muito procurada por iniciantes, já que seu volume dá mais estabilidade e facilita a ficar em pé na prancha.

Porém, nem tudo são flores. Em condições maiores de ondas é necessário muita habilidade para conseguir varar arrebentação, já que prancha possuí muita flutuabilidade. Além do mais, também é preciso mais força para fazer as manobras e muita, e muita técnica para conseguir surfar ondas mais cavadas.

Cuidado! Surfar de longboard é apaixonante. Pura curtição!

FUNBOARD

Prancha de surf funboard iniciante

Se você está começando a surfar essa é opção perfeita. O funboard é o intermediário entre o longboard e a pranchinha (shortboard).

Os funboards são feitos a partir dos 7” pés. Essa prancha consegue fazer o equilíbrio entre a estabilidade da longboard com manobrabilidade da pranchinha. Ao mesmo tempo que ela é estável, ela também permite fazer manobras com mais facilidades.

As facilidades e dificuldades são parecidas com as longboard: Dificuldade para varar arrebentação em condições maiores e facilidade para surfar ondas pequena onde ninguém está conseguindo surfar.

SHORTBOARD (Pranchinha)

Pranchinha tipos de prancha aprender a surfar

Essa prancha é o que podemos chamar de performática. Devido ao seu tamanho e pouco volume, ela é uma prancha para manobras, já que ela é menos estável e mais sensível a qualquer mudança de direção.

A pranchinha pode ser encontrada desde um 5”5’ pés (tamanho em geral infantil) até 6”3’ pés. Essa prancha é indicada para surfistas intermediários e avançados. Ficar em pé nesse tipo de prancha requer um nível um pouco mais avançado já que ela não possui estabilidade da funboard e muito menos da longboard.

Esse tipo de prancha funciona muito bem em ondas mais cavadas e maiores. Já que ela não possui tanta flutuação, ela precisa ondas com um pouco mais de força para que ela consiga andar. Depois que ela paga o embalo é sustentá-la no pé e quebrar a linha de onda com as manobras.

Outro lado bom desse tipo de prancha é a facilidade que se tem para varar a arrebentação. Com pouca flutuação, fica fácil afundar a prancha e passar por debaixo da onda.

Porém, em condições de mar muito pequeno, essa prancha pode não funcionar se a onda não tiver força suficiente para levá-la.

FISH OU RETRO FISH

Prancha fish

O nome dessa prancha é “curtição garantida”. Essa pranchas são mais largas e mais grossas, dando uma ótima flutuação para quem quer entrar com facilidade nas ondas.

Essa prancha é perfeita para ondas pequenas e mais gordas. A fish proporciona uma estilo de surf mais retrô com curvas mais alongadas e menos quebra da linha da onda. Essa prancha é para quem curte um surf mais descontraído.

O ponto fraco dessa prancha fica em onda maiores e mais cavadas. Por ter uma maior superfície entrando em contato com a água devido sua largura, a fish é uma prancha muito rápida e casos de ondas com mais força é preciso uma boa habilidade para sustentar sua velocidade e manobrá-la.

GUN (Gunzeira)

Prancha gun aprender a surfar

Com essa prancha a brincadeira realmente muda de nível. Criado no Havaí, a Gun ou a “Gunzeira” como é muito chamada aqui no Brasil, é uma prancha para onda grandes (para não falar gigantes).

As guns são feitas a partir de 8” pés. Apesar de se aproximar muito do tamanho de um longboard ela é totalmente diferente. O outline (formato) dela é muito mais pontiagudo e possui menos contato com a água. Esse formato permite que a prancha fique muito mais segura mesmo em alta velocidade das ondas gigantes.

Essa prancha é específica para ondas grandes se você está procurando algo desse tipo para surfar, é porque já é um expert no surf.

STAND UP PADDLE OU SUP

Sup prancha

O Sup como é muito conhecido é uma modalidade que está crescendo muito. Existem vários tipos de pranchas de Stand Up Paddle alguns deles são: Corrida(Race), Passeio (Cruising) e o SUP Wave. E é deste último que vamos falar, a final de contas nosso negócio é pegar ondas.

Surfar com o Stand Up Paddle é um surf diferente a começar pelo remo. Esse impulso a mais que o remo dá ajuda a entrar mais fácil na onda. Com isso e seu tamanho que varia de 7 a 10 pés, fica muito fácil surfar desde a marolinha até ondas maiores.

O Sup você pode encontra as mesmas dificuldades de varar arrebentação como em qualquer outra prancha grande, mas em compensação qualquer marolinha pode fazer a alegria.

ALAIA

alaia tipos de pranchas

Essa prancha é literalmente o início do surf. Feita de madeira e sem quilhas. Foi exatamente assim que foram feitas as primeiras pranchas. Com o bico arredondado e geralmente com a rabeta quadrada.

Essa prancha é uma boa pedida para quem quer se divertir, mas não é pra qualquer um. A falta de quilhas tira praticamente todo o controle da prancha e sua flutuação é quase nada.

Para surfar com essa prancha requer muita habilidade e preparo físico. É preciso muita força no braço para conseguir arranca na remada e conseguir entrar na onda com essa prancha, já que possui pouquíssima flutuação.

DESFRUTE DESSE LEQUE

Se você ainda não testou boa parte dessas pranchas, não sabe o que está perdendo. Prove e se apaixone por vários modos de surfar com essas pranchas. Surf é tudo aquilo que lhe faz deslizar em uma onda.

Não fique preso apenas um jeito de surfar. Como já dizia Raul Seixas

“Ninguém nesse mundo é feliz tendo amado apenas uma vez.”

Fonte alonesurf.com.br