Algumas várias coisas que voce não sabia sobre tubarões…

Algumas várias coisas que voce não sabia sobre tubarões…

Todo bom surfista ou apaixonado sabe alguma coisa sobre tubarões, normalmente esse é um dos maiores medos que faz os praticantes evitarem lugares onde já aconteceram ataques, ou, muitas vezes, evitarem entrar sozinhos na água. Lugares paradisíacos como Austrália, Ilhas Reunião, Jeffrey’s Bay e Fernando de Noronha já foram palco de ataques e apavoraram muitos de seus turistas.

Publicidade

É sabido que o ser humano tem medo do desconhecido. E por isso, separamos algumas várias curiosidades sobre os animais mais temidos do mar para que você, caro surfista, possa respirar com mais tranquilidade e também despreocupar família, namorada(o) e amigos.

do-surf-tubaroes-coisas-2

Tubarões tem personalidade: Pesquisadores da universidade de Exeter UK observaram diferentes espécies de tubarões interagindo em habitats diferentes e perceberam que existiam tubarões mais sociáveis que andavam em ambos, enquanto outros seguiam sozinhos e independentes mesmo quando colocados em ambientes que não conheciam.

Tubarões nem sempre são selvagens: Em um outro teste, alguns pesquisadores observaram tubarões tentando sair de uma espécie de gaiola construída com espaço suficiente para a fuga e perceberam que alguns tubarões [da mesma espécie e tamanho] demoravam segundos para se soltar, enquanto outros passavam mais de 20 minutos tentando sair.

do-surf-tubaroes-coisas

Tubarões sofrem de ansiedade: Alguns tubarões foram retirados da água por 60 segundos e depois de colocados de volta na água, nesse retorno foi observado o nível de movimentação de suas caudas por minuto, para avaliar o nível de ansiedade de cada um deles. A descoberta? Que não existia um padrão, há tubarões realmente mais ansiosos que outros.

Existe uma equação bem incoerente sobre mortes e tubarões: cada vez que um ser humano é morto por um tubarão, vinte e cinco tubarões são mortos por humanos.

do-surf-tubaroes-coisas-4

Os ataques de tubarão branco não são para matar: O time do Discovery World Safari afirma que os tubarões brancos normalmente atacam os seres humanos por curiosidade e não tem a intenção de matar. No momento em que eles mordem um pedaço e percebem que os humanos não são comida eles deixam o corpo de lado e por isso nem sempre os ataques são fatais – e a maioria dos atacados que acaba falecendo tem o óbito datado pela perda do sangue e não pela violência do ataque em si.

Tubarões não tem ossos: É isso mesmo! Os esqueletos dos grandes tubarões é feito de cartilagem, segundo o SciShow isso faz deles mais flexíveis e com mais possibilidade de regeneração do que aqueles que possuem ossos em sua constituição. Contudo é exatamente essa vantagem que pode ser fatal para eles quando estão fora da água, porque eles podem ser esmagados por seu próprio peso corporal – já que não possuem caixa torácica – e seu corpo entraria em colapso em muito pouco tempo.

do-surf-tubaroes-coisas-3

Tubarões baleia podem manter um humano dentro de suas bocas, sem conseguir engolir: Segundo a BBC Earth, o maior animal do mundo: o tubarão baleia, que chega a pesar 10 toneladas consegue abrigar um ser humano dentro de sua boca, mas seu esôfago é pequeno demais para conseguir engolir, e se ele tentasse iria sufocar.

Tubarões matam menos pessoas do que mosquitos e cavalos por ano: A Blue World TV revelou que um tubarão normalmente mata 5 pessoas por ano, enquanto o mosquito da malária é responsável pela morte de 725.000 pessoas por ano, seguido por 2.900 pessoas que são mortas por hipopótamos, 22 por causa de vacas e 20 por conta de cavalos, formigas e águas-vivas. Será que temos medo do animal certo? E mais, será que tamanho é documento?

Por Leonardo Maroja

Fonte dosurf.com.br