Tudo pronto para o início do 6º FreeSession em São Vicente, na Baixada Santista

Com a decisão acertada de mudar a data do 6º FreeSession, devido ao tempo instável que rolou no último fim de semana (6, 7 e 8/ 10), a organização reagendou o Festival Multicultural para o fim de semana após o feriado Dia de Nossa Senhora Aparecida, mantendo o mesmo endereço e a mesma programação.

Está tudo pronto para o início do 6º FreeSession, na cidade de São Vicente, na Baixada Santista, que teve sua data alterada para os dias 20, 21 e 22 de outubro. “Acertamos na decisão de mudar a data. O final de semana que passou foi de chuva e tempo instável o que iria prejudicar todo um planejamento de shows e apresentações para o público, que também não iria curtir da forma que queremos. Além disso ganhamos mais tempo para acertar os últimos detalhes do Festival”, explicou Leonardo Branco, idealizador do Festival e presidente da Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente – Ascavi/PSV.

Publicidade

O endereço permanece o mesmo: Av. Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá, São Vicente – SP, das 9 às 19 horas. Promovido pela Ascarvi, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo do município a organização estima a presença de cerca de 2.000 pessoas, em circulação, durante os três dias.

Ação Social
O primeiro dia do festival será da inclusão social. Com a palestra do Projeto Luann Vive. Visitação dos alunos com necessidades especiais que terão contato com as modalidades esportivas apresentadas durante a abertura do sexto Free Session, com algumas voltadas exclusivamente para eles. Será um dia de educação e integração social, entre outras apresentações programadas.

Esportes
A Avera – Associação Vicentina de Esportes Radicais vai atuar durante os três dias dentro do Parque com ações envolvendo o skate.

As crianças com necessidades especiais terão toda a atenção da Avera com uma aula assistida.

Haverá apresentação dos alunos da Associação e também será realizado o Free Session Open de Skate, primeiro campeonato realizado dentro do Parque.

O sexto Festival multicultural também terá a presença da Federação Paulista de Skate.

O Carveboard será comandado por Ale Mancha, um dos grandes incentivadores da modalidade no Brasil, que vai promover o  “Carving Day: projeto Radicalizando o Bem”, outra ação inédita dentro do Parque.Será um encontro informal de carveboarders que vão dropar a ladeira do Parque Ecológico Voturuá. O esporte é recente no Brasil. Criado em 1997, quando o surfista Brad Gerlach e seu pai, Joe, idealizaram, na Califórnia, uma prancha para o treinamento de algumas manobras do surfe no asfalto, a partir daí o carve vem cativando os fãs das ondas.
Para quem gosta de se equilibrar em cordas, haverá uma oficina de slackline preparada pela equipe Lesklines Baixada Santista. Eles vão apresentar as noções básicas do trickline.

No domingo, o espaço fica à disposição aos atletas para treino preparatório ao campeonato que acontecerá na etapa da Frontaria Azulejada, em Santos.

Artes marciais
Apresentações e competições de várias artes marciais estão inseridas no sexto Free Session. Um ringue profissional fica montado dentro do antigo Horto para combates das modalidades de boxe, organizada pela Academia Evolution;  Muai Thay, comandada pela Academia 013 Muay Thai; Jiu Jitsu, pelo mestre Tio Chico; e  capoeira, com o mestre Caco.

O mestre Valdir Canuto, o Tio Chico, respeitado nacionalmente e internacionalmente irá realizar o combate entre doze lutadores experientes. Faixa preta de terceiro grau no Jiu Jitsu, e árbitro profissional dentro e fora do país, ele também é mentor de Renato Canuto, seu filho, campeão Mundial de Jiu Jitsu de 2016, nos EUA, conquistando o ouro na categoria faixa marrom.

Já o Grupo Anca Capoeira vai levar a arte da cultura negra para o sexto Free Session, comandado pelo mestre Caco, que acaba de voltar da Europa, onde ministrou um workshop sobre a capoeira. O grupo se apresentará em frente ao Museu dos Escravos.

Saúde
A atividade física é fundamental para todos, independente da idade, por isso a Lara Life – Equipe Solidária prepara uma programação especial para quem gosta de manter o corpo e a mente em sintonias. As atividades estarão disponíveis para quem visitar o Parque Ecológico Voturuá, durante a realização do sexto Free Session.

Música
A organização prepara muitos shows para o público que visitar o Parque Ecológico Voturuá no segundo final de semana de outubro. Serão muitas atrações entre músicos, bandas e grupos de Rap. Entre o sábado e o domingo, ao som do DJ Buzina na pick up, os visitantes poderão curtir as apresentações do G.pent; Criminal D; Visão do morro; Perímetro 013; Wufólogos; Sonic; C.R.I.A.S; Art radical; UsRec; Imagreen; Helenna; Salim Salemi; Zero Dollar; Diego Alencicas; Marahaiz; Clô Grecco; Nilla e Convidados; CBJR tributo e Henrique Marx.

Direto do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, o rapper LC do Cantão e DJ Jesus também se apresentam no sexto Free Session.

Batalha de Bboys Um vs Um, comandada pela Mad Feeling Crew e Batalha de Conhecimentos (rimas), também estão na programação do sexto Free Session.

Arte
A rapaziada do graffit também entra em cena. A Tintas & Tintas doou 180 tubos de sprays que serão usados na composição de um painel de aproximadamente  100 m², que vai reunir 16 graffiteiros de cinco cidades.

De Santos, serão os grafiterios Daniel arts; Aline Benedito “Fixxa”; Vinil Colante; David Prieto; Erico Bomfim; Cid Maia; Leandro Shesco; Junior Ki-suco; Caio Henrique, que é outor da pintura do famos fusca verde que ficava exposto nas primeiras edições do Free Session; Sirius e da cidade de Cocaia,  o Ladslau.

Os artistas locais serão Ramello graffiti e Carlos Silva “catts”. Adriana de Albuquerque, de Itanhaém. Mônica Acapri, a “Santa Mônica”, de Mauá/SP e o Shock “Maravilha”, de São Paulo, também irão deixar suas marcas nesta intervenção cultural voltada exclusivamente ao horto e a natureza.

Durante o festival a Companhia Praiaças, movimento de palhaçaria feminina da Baixada Santista e Marcela Urbanos vão entreter o público com uma série de intervenções culturais e apresentação de Dança Circulares, com o grupo Natureza e Nossas Raízes.

Fotografias do Grecco e telas de Caio Henrique ficarão expostas no sexto Free Session, para apreciação dos visitantes.

O sexto Free Session será encerrado com o momento dos homenageados. Atletas em destaques e pessoas comprometidas em projetos culturais, ambientais, sociais e esportivos serão lembrados neste festival.

Serviço
O Parque cobra o ingressos que custa R$ 2,00. Não pagam entrada crianças com até 5 anos de idade e pessoas acima de 60 anos.

Para quem for prestigiar o sexto Free Session, que acontece sexta, sábado e domingo (dias 20, 21 e 22 de outubro), das 9 às 19 horas, o ingresso será 2 quilos de alimentos não perecíveis, além do valor cobrado pelo Parque.

É MUITO IMPORTANTE A DOAÇÃO DESSES ALIMENTOS, que serão distribuídos entre o Fundo de Solidariedade de São Vicente e com a Sociedade São Vicente de Paulo.

O Free Session é promovido pela Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente – Ascarvi/PSV e conta com o apoio da TV Tribuna – filial da Globo na Baixada – e do site InnerSport, Prefeitura de São Vicente e Secretaria de Cultura de São Vicente, Tintas & Tinas; Lara Lifes, Mad Feeling Crew. O festival terá a cobertura, na íntegra, dos Canais Garagem Caiçara e Papo 013.

O Parque Ecológico Voturuá, antigo Horto de São Vicente é uma ótima opção para moradores e turistas aproveitarem o fim de semana em São Vicente, Localizado na Rua Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá, tem pesque e pague e ainda Casa da Cultura Afro-Brasileira – Memorial ao Escravizado. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h, o espaço conta com mais de 150 animais entre aves, répteis e mamíferos. Os visitantes podem apreciar leões, casal de onças, hipopótamo de três toneladas, macacos-prego e saguis. Também há tucanos, papagaios e araras. Mais informações acesse o site.

Sobre a Ascarvi/PSV – Fundada em 2011, na cidade de São Vicente, São Paulo, com sede estabelecida no Ilha Porchat.  A associação tem participação efetiva em importantes eventos como festivais de Carveboard em diversas cidades do estado de São Paulo como Caieiras, Santos, Osasco e São Vicente. Além disso é protagonista em ações culturais, esportivas e em atos na preservação do Meio Ambiente.

Cronograma Free Session 2017 
Sexta  dia 20 de outubro 
14h – Inicio das atividades do festival com as oficinas de inclusão social: Special Day;
14h às 18h – Atração Cultural – Arte em Graffiti;
14h30 – Palestra projeto Luann Vive – Receptação é Crime;
15h – Atração Musical – Clô Grecco;
15h – Segundo desafio Free Session de Jiu Jitsu – Organização mestre Tio Chico JJ;
17h – Dança Circular – A Natureza e Nossas Raízes;
18h – Atração Musical –  Nilla e Convidados;

Sábado dia 21 de outubro
9h – Projeto Lara Life Saúde e bem Estar – Atividade física;
9h às 18h – Atração Cultural – Arte em Graffiti;
10h – Atração Musical – Sonic;
10h às 18h – Competição SlackLine ;
10h30 – Primeira Batalha do Conhecimento Free Session (rima) – MC Brunão M. Sagaz e JR;
11h – Atração Musical – G-Pente;
11h – Atração Musical – Criminal D;
12h – Atração Musical – Perímetro 13;
13h30 – Atração musical – Wufologos;
14h – Reconhecimento dos Atletas a Pista de skate;
14h30 – Atração Musical – Visão do Morro;
15h – Atração Cultural – Anca Capoeira;
15h30 – Atração Musical – UsRec;
16h – Segundo Desafio Free Session de Boxe – Organização Evolution;
16h30 – Atração Musical LC do Cantão e DJ Jesus – Rio de Janeiro;
17h30 – Atração Musical – Arte Radical;
18h30 – Atração Musical – Imagreen;

Domingo  dia 22 de outubro
9h às 18h – Atração Cultural – Arte em Graffiti;
9h às 11h – Projeto Avera Skateboard;
10h às 17h – Carving Day;
10h às 18h – Segundo Desafio Fre Session SlackLine;
10h30 – Atração Musical – Helena;
11h30 –  Atração Musical   –   Henrique Marx e convidados;
12h30 – Atração Musical – Salim Salemi;
13h às 20h – Primeiro Desafio – Free Session Open de Skate  Organização Avera;
13h30 – Atração Musical – Zero Dollar;
14h – Apresentação Cultural – Marcela Urbano e Praiaças;
14h30 – Atração Musical – Diego Aliencias;
15h – Terceiro Desafio Free Session de Muay Thai – Organização 013 Muay Thai;
15h30 – Atração musical – Marahaiz;
16h – Apresentação Cultural – Batalha de B.Boys  Um vs Um;
17h – Cerimônia dos Homenageados 2017;
18h – Atração Musical – Tributo ao CBJ;

Por Charles Roberto/ innersport.com.br