Outubro abre ‘janela de ondas’ no Pará

Sandro Rogério invertendo a direção da prancha, praia do Atalaia, Salinópolis Pa. Foto Denys Sarmanho Craud.net

O mês de outubro é o mês que marca o início de boas ondulações na região do salgado, e com isso a comunidade do surfe começa a se movimentar para um novo começo de temporada em Salinas.

Publicidade

A ‘lua cheia’ de outubro chegou abrindo a alta temporada de ondas na região, gerando um ‘swell’ de boas proporções nas praias do município, com condições ideais tanto para o surfe, como também para o Kite- Wave, inclusive produzindo ondas na praia do Maçarico, praia que banha a orla do calçadão da cidade.

“A praia do Atalaia é o berço do esporte Surf no estado do Pará, e também o pico mais frequentado pelos surfistas da região Norte do Brasil”.

Gustavo Felix, Praia do Atalaia, maré secando, domingo 08 de outubro de 2017.
Praia do Farol Velho, maré secando, domingo 08 de outubro de 2017.

É bem verdade que ainda iremos amargar vários dias de ondas pequenas, entre as fases da lua cheia, e da lua nova, mas, á partir deste mês, o mar começa a ganhar ‘swells’ maiores e mais constantes, sendo cada vez mais propícios para um surf de manobras.

O casal de surfistas Junior Dias e Samira (bodyboard), conseguiram uma breve folga no trabalho, e neste começo de mês aproveitaram para passar alguns dias surfando nas praias de Salinas. – Peguei boas ondas durante a semana, algumas séries chegavam a quebrar com até um metro de altura, é sem dúvida o início de mais uma temporada de inverno- comentou Junior para o site.

Quem também aproveitou estas condições, foram os locais Sandro Rogério e o seu sobrinho Gustavo Félix. Os dois surfistas de gerações diferentes moram na ponta do Atalaia, de frente para o mar, e qualquer ondulação forte que bate na área é sinônimo de um bom dia de surfe. Na sequência registrada pelo fotógrafo do site Denys Sarmanho, Sandro Rogério, campeão em diversas categorias, treina nas ondas da praia do Atalaia, visando a segunda etapa do Circuito ASPAS que acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O mercado de equipamentos para o Surf, sem dúvida deve aquecer as vendas, e a busca por novas pranchas e acessórios será positiva. Os esportes radicais praticados no mar: Surf, SUP e Longboard, Bodyboard, e o Kite-Surf, já movimentam uma significativa parcela de adeptos no estado do Pará, e isso será bem melhor observado, com o constante fluxo de veículos que deverá se deslocar para os picos de Salinópolis no começo das férias escolares do mês de dezembro, e também no feriadão de ‘final de ano’, e do Carnaval de 2018. Boas ondas.

Farol Velho, Salinópolis PA
Farol Velho, Salinópolis PA
Farol Velho, Salinópolis PA
Atalaia, Salinópolis PA
Sandro Rogério, Atalaia, Salinópolis PA
  • Fotos registradas no dia 08 de outubro de 2017 (domingo)
  • Fotos Denys Sarmanho
  • Por Redação Craud.net