Itacoatiara Pro tem início com brasileiros no comando das triagens

Sócrates Santana (foto) estreou com vitória no primeiro dia do Itacoatiara Pro. Erik Silvino e David Barbosa também comandaram o show nessa quinta  – Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Com ondas entre 0,5 e 1 metro, boa formação e sem vento, o Itacoatiara Pro 2017 teve início nesta quinta-feira, com as triagens da categoria masculino, com destaque para os cariocas Sócrates Santana e David Barbosa e o cearense Erik Silvino. Nesta sexta-feira, o evento dará sequência as triagens masculinas. O mar deve subir cerca de 0,5, melhorando ainda mais as condições para a realização do espetáculo. Segundo a organização, as meninas e os atletas da categoria até 18 anos, só devem ganhar o mar no fim de semana. Distribuindo R$100.000,00, uma das maiores premiações do Circuito, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira do APB World Tour chega a sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.

Publicidade

Com temperatura na casa dos 24 graus, as primeiras baterias foram para água na fim da manhã, garantindo a emoção do público que já marcava presença nas areias de Itacoatiara. Um dos atletas que melhor surfou na abertura do evento foi o carioca David Barbosa. “Espero que o mar aumente e que eu consiga desenvolver ainda mais o meu surf  no evento. Cheguei a pegar uma direita de RS e uma esquerda backflip, foram as duas que salvaram a bateria”, comentou o carioca David Barbosa de 19 anos.

Outro atleta que arrancou aplausos de quem assistia o evento das areias, foi o cearense Erik Silvino, que garantiu vaga na próxima fase com um belo backflip. “Me concentrei bastante antes de me posicionar e aquela onda veio abençoada e conseguiu fazer o que eu mais treino que é o backflip e executei bem”, declarou o atleta que marca presença pela terceira vez no Itacoatiara Pro.

Presente na última bateria do dia, Sócrates Santana ditou o ritmo e liderou do início ao fim. O atleta destacou o privilégio de correr esta etapa. “É sempre um privilégio estar competindo o Itacoatiara Pro, estar representando os brasileiros e eu estou muito motivado, venho treinando bastante e meu foco só aumenta, depois de mandar bem na primeira bateria e espero dar o meu melhor nesta etapa”.

Avaliando como positiva o primeiro dia de disputas, a organização espera bom público e grandes disputas na sequência da competição. “Esse primeiro dia foi de ajustes e tivemos a visita do prefeito e isso deu um gás a mais na galera para que tudo estivesse pronto para ser apresentado e ele esteve ai e foi uma visita muito boa e vieram também todos os responsáveis pela gestão pública, o Secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o presidente da Neltur , José Guilherme do Vale Azevedo e o retorno deles foi muito positivo. O mar contribuiu, fez um dia bonito e estou muito satisfeito”. comentou Giuliano Lara, organizador do Itacoatiara Pro, que também falou sobre a expectativa para os próximos dias. “Sábado o bicho vai pegar, esperamos um dia bastante movimentado até pelo o fluxo natural da praia. A cidade se preparou para receber o evento, está tudo bem organizado e vai ser um sucesso”, finalizou.

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves, aprovou de evento que segundo ele tem a cara da cidade de Niterói. “O Itacoatiara Pro é um evento que movimenta a economia local, pousadas, restaurantes, divulga positivamente Niterói e tem a cara da cidade. Nossos atletas de Niterói e do Brasil que conhecem a nossa Praia de Itacoatiara, tem todas as condições de fazer bonito e a Prefeitura vai continuar apoiando esse evento em todas as suas edições para que ele seja cada vez mais divulgado, pois eu não tenho dúvida que o esporte é muito importante para a qualidade de vida, saúde e também para a inclusão social”, comentou Neves que também desejou as boas-vindas para todos os competidores. “Quero parabenizar os organizadores e também dar as boas-vindas a todos os países e dizer que Niterói tem muito orgulho de sediar esse evento que tem tudo a ver com a nossa cidade” , finalizou o prefeito.

Lenda do esporte e locais recebem wild cards

Quatro atletas brasileiros foram contemplados com os wild cards e seguem para fase principal do evento sem a necessidade de participar das triagens. O hexacampeão mundial da modalidade, Guilherme Tâmega, foi um dos convidados e irá desfilar seu talento pelas ondas de Itacoatiara, elevando ainda mais o nível do torneio. Vice-campeão em 2012, o carioca que sabe como poucos os caminhos do mar, tem tudo para quebrar o tabu de nunca um brasileiro ter vencido a etapa niteroiense. Os outros três atletas que receberam o passe para a fase principal são os locais Lucas Faria, João Zik e Kallani Lattanzi.

Guilherme Tâmega promove palestra motivacional:
O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estará no dia 17/06, sábado, às 20h, no Plaza Shopping, onde existirá uma área de ativação do Itacoatiara Pro, Tâmega irá ministrar uma palestra motivacional onde pretende passar um pouco dos seus conhecimentos para os presentes e instigar os brasileiros a competir.

No showroom do Itacoatiara Pro, que ficará localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, estará exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e será oferecido ao público entretenimento e brindes. No mesmo local, no outro fim de semana, dia 24/06, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.

Resultados dessa quinta-feira:

Itacoatiara Pro 2017 – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)

Ranking Mundial após duas etapas:
1. Jared Houston (África do Sul) – 4000
2. Garth McGregor (Austrália) – 3840
3. Jeff Hubbard (Havaí) – 3440
4. Alex Uranga (País Basco) – 3400
5. Mike Stewart (Havaí) – 3360
6. Dave Hubbard (Havaí) – 2720
7. Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) – 2440
8. Paul Blaz (Austrália) – 2400
9. Patrick Orr (Havaí) – 2320
10. Tanner McDaniel (Havaí) – 2240

Informações para imprensa:

Danilo Caboclo – danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099
Daniel Alves – danielalves.silva.29@gmail.com – 21 – 9.8181-1987