Finalizada a 3ª Etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding

Altas ondas, sol, praia lotada e aquele show de bodyboarding protagonizados pelos melhores atletas do Rio de Janeiro lotaram o canto esquerdo da praia de Costa Azul.

Assim foi a 3ª Etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding que aconteceu no último final de semana, 15 e 16 de Outubro, em Rio das Ostras.

Publicidade

O público riostrense acompanhou disputas eletrizantes, viradas sensacionais nos últimos segundos, manobras radicais que arrancaram excelentes notas dos juízes, como por exemplo, o 9,27 de um ARS quase perfeito da cabo-friense Izabel Fonseca, destaque no sábado.

A principal categoria do evento, a profissional masculino foi pra água em busca dos 1000 pontos para o ranking e a premiação oferecida pela Subway Rio das Ostras e Kamona Surf Shop. O grande campeão foi o atleta Israel Salas. Baiano, radicado no Espírito Santo, Israel Salas fez uma final sensacional contra o seu chara Israel Eduardo, de Rio das Ostras. Mesmo conhecendo o pico Israel Eduardo não conseguiu superar as manobras de Israel Salas que levantou o público, mesmo “jogando” fora de casa. Salas começou com 6,67 e logo marcou um 7,17. Israel Eduardo não se achou nas primeiras ondas, mas na quarta chance conseguiu um 6,43 e entrou na briga. O riostrense ainda conseguiu um 7,10, mas o capixaba deu o troco na de trás e com um aéreo sensacional marcou 8,50 e garantiu o caneco. Os terceiros colocados foram o cearense Isaias Ravic e o são-joanense Lúcio Santana, que com os 730 pontos conquistados, saiu de Rio das Ostras como novo líder do ranking estadual, faltando apenas duas etapas.

A principal candidata a conquistar mais uma vez a coroa do Rio é a capixaba Maira Viana, atual tricampeã estadual, Maira venceu mais uma vez e colocou nove dedos na taça, só um desastre seria capaz de tirar o tetracampeonato da capixaba. Na final, Maira venceu a carioca Gabriela Gouveia. A “guarda Gaby”, como é chamada, entrou na água disposta a parar a sequência de vitória de Maira Viana, quase conseguiu, mas não foi desta vez. As terceiras colocadas foram a niteroiense Mariana Mota e a carioca Nicole Calheiros.

Entre os amadores uma premiação oferecida pela Genesis Bodyboards, pés de pato The One 2 e Streps Exit X estavam em jogo. Sócrates Santana, o mais novo Bicampeão Mundial Pro Jr., aterrissou de Portugal e fez uma conexão direta para mais uma vitória. O carioca mais uma vez passou por cima de todos e deixou seus adversários precisando de mais de 9 pontos para superá-lo na final. Venceu sua terceira etapa consecutiva e segue invicto na competição. O vice da etapa foi o riostrense Lucas Oliveira, o “feijão”. O terceiro colocado foi vice-líder do ranking,

Thiago Barros e na quarta colocação o também riostrense Kala da Hora. A open feminino chegou na 3ª etapa com o ranking empatado, Nívea Borghi e Victória Moraes estavam empatadas na liderança. No entanto, alheia a essa disputa, a riostrense Kamila Silva fez o seu surfe e achou as melhores ondas da bateria. A segunda colocada foi a capixaba Nívea Borghi, que agora é a líder do ranking. Victória Moraes foi a terceira colocada e segue apenas 130 pontos atrás no ranking. Fechando o pódio ficou a cabo-friense Izabel Fonseca.

A categoria de base mais uma vez mostrou que está com tudo. Luan Tavares venceu mais uma vez, o macaense segue firme em busca do bicampeonato estadual e faturou a terceira vitória em três etapas, invicto na competição. O segundo colocado desta vez foi o carioca Carlos Matheus. Em terceiro lugar o atleta de Barra de São João Gabriel Elizeu e na quarta posição o Igor Almeida do Rio de Janeiro.

A 3ª Etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding foi apresentada pela Subway Rio das Ostras, com patrocínio da Kamona Surf Shop, Co-patrocínio da Genesis Bodyboards e pés de pato The One II, realização da Prefeitura Mun. de Rio das Ostras, através da Sec. Mun. de Esporte e Lazer, com apoio da NAONDA Cosméticos, Espaço Café, Ylimitada Comunicação Visual, Pousada Giras Sol, Academia Objetiva, Pro Design e Exit X Bodyboards. A organização foi da FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro.

A próxima etapa do Circuito Estadual está marcada para Itacoatiara, Niterói. O evento ainda não está 100% confirmado e a Federação anunciará na próxima semana a confirmação do evento, um dos mais esperados pelos atletas devido a qualidade das ondas que geralmente quebram na praia de niteroiense. A confirmação e outras noticias, ranking atualizado e galeria de fotos poderão ser acessados no site da FEBBRJ (www.febbrj.com) ou pelo canal oficial no Facebook (facebook.com/febbrj).

Por Malik Lázaro

Galeria de Imagens