1ª Etapa do Circuito Master de Bodyboard rolou no Caça e Pesca

Pódio Circuito Master de Bodyboard. Foto Marley Araújo

Bodyboarders Master se reúnem em evento em Fortaleza

Publicidade

Evento na praia do Futuro (CE) resgata ex-atletas cearenses

Conhecido na década de 40 como “Cidade dos Clubes”, o bairro Caça e Pesca foi sede, no último domingo (5/2), da primeira etapa do inaugural Circuito Master no estado, seguindo tendência de algumas federações, como a carioca e a potiguar, que já resgataram vários ex-atletas com esse tipo de evento.

O evento aconteceu, mais precisamente, na praia dos Coqueiros, ao lado da barraca Arpão, local de treinamento da escolinha GBB (Geração Bodyboard), a maior beneficiada com uma disputa completamente diferente.

Vários fatores tornaram especial o encontro, mas o principal deles, apontado pelo próprio realizador (Paulo de Tarso “Mano”) como “nossa maior vitória”, foi o material arrecadado através das inscrições – em vez de dinheiro, eles exigiram doações de equipamentos para a prática do esporte. Ao término da competição, tudo foi entregue por alguns patrocinadores do evento a um dos competidores, Hilson Gomes, pertencente ao GBBL (Grupo de Bodyboarders Barra Leste), à frente de uma iniciativa que se tornou referência no quesito ação social, já que o material entregue incentivará novos alunos e futuros atletas.

Outro aspecto importante é o resgate de vários grandes ex-atletas das duas décadas iniciais de disputas estaduais, e um deles foi o primeiro campeão cearense master (1994), Ériko Vasconcelos. Numa postagem em suas redes sociais, Ériko externou o quanto estava sendo especial aquele momento para ele, depois de 23 anos longe das competições. Juan Garcia (campeão cearense open 1998), também resgatado pelo circuito e um dos patrocinadores da etapa, comentou o prazer de ter competido com os amigos numa mesma bateria.

Entre as meninas, a sempre muito emocionada Cristina Gomes (campeã cearense 1989), revelou que voltou aos campeonatos depois de 25 anos. Já outro, Jorge Rebouças (vice-campeão cearense amador júnior 1988), mais um apadrinhador do certame, não voltou às competições, mas se fez presente na festa num dia muito especial de sua vida. “Completei 44 anos e me senti com 17 ao reencontrar alguns de vocês com quem pegava onda nessa idade”.

Mesmo sem premiações, além dos troféus, já que o intuito foi homenagear Francisco Rosa, resgatar ex-atletas e, principalmente, beneficiar escolinha, o evento teve participação de competidores do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, como Gabriel Zaccaro e Salomão Dantas, sem esquecer de outro fluminense quase cearense, Gustavo Gracia, residente na capital alencarina há poucos anos, e também do árbitro potiguar Wagner Caetano, que veio somente prestigiar homenagem.

Outra particularidade animadora da disputa foi o fato de todos os patrocinadores serem bodyboarders, como o grande campeão, Gustavo Tavares, que no discurso depois da vitória tratou-a como a mais importante de sua carreira, “porque foi numa final com atletas de alto nível e pessoas muito queridas”.

“A comissão técnica é um filho ou um braço meu, entrei solteiro, estudante, depois casei, tenho filhos, portanto sei exatamente o que é passar até quatro dias julgando, viajando, longe de casa e de seus familiares. Por isso, valorizo muito quem julga, principalmente quando entende-se que o atleta é a principal parte do esporte”, disse o criador e executor do projeto, Paulo de Tarso “Mano”.
Resultados finais

Feminino

1 Amaya Takei (campeã cearense 1999)

2 Graziela Monteiro (campeã cearense 1987)

3 Kátia Cristina

4 Nadja Pernas

5 Cristina Gomes (campeã cearense 1989)

Masculino

1 Gustavo Tavares (campeão nordestino 1995)

2 Melk Lopes (tricampeão cearense – open 93/94 e pro 95)

3 Luis Gustavo (pentacampeão cearense – dk 01/05 e pro 98/06/08)

4 Alberto Colares (tetracampeão cearense – pro 96 e máster 03/07/08)

Masculino (motivação)

1 Leander Cunha

2 Carlos Wellington (3º estreante – 2ª Copa Cavalo Marinho 1989)

3 Robson Almeida

4 Marcos Morais

Ranking Masculino

1 Gustavo Tavares

2 Melk Lopes

3 Luís Gustavo

4 Alberto Colares

5 Marcondes Ramos

5 Alberto Maia

7 Gustavo Gracia

7 Rafael Moraes

9 Joseni Paulino

9 Juan Garcia

9 Gabriel Zaccaro (RJ)

9 Carlos Ezequiel

13 Roberto Amaral

13 Ériko Vasconcelos

13 Dudu Holanda

13 Wendel Nobre

17 Leander Cunha

18 Carlos Wellington

19 Robson Almeida

20 Marcos Morais

21 Fagner Rondinelle

21 Salomão Dantas (RN)

23 Ronaldo “Cebola”

23 Fagner Silva

25 Adriano Monteiro

25 Alexandre Barros

25 Genilson Santos

25 Hilson Gomes

Fotos Marley Araújo

Por Gustavo Gracia

Fonte studiosurf.com.br

Galeria de Imagens