Tudo pronto para o início do Itajaí Open de Surf

Cartaz da competição

Tudo pronto para o início de mais uma temporada de competições da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí)

Publicidade

O Itajaí Open de Surf acontecerá neste próximo sábado, dia 11 de março, e se consolida como um dos circuitos mais tradicionais do norte do Estado.

Vai começar mais um circuito importante em Santa Catarina. Será o sexto ano de realização do Itajaí Open de Surf, ratificando a cidade como uma das principais “surf citys” do sul do país.

Serão três etapas até o final do ano, quando será definido o campeão da temporada de 2017 nas seis categorias que compõem o circuito: Open, Freesurf, Master, Adaptados, Advogados e Local.

Além do Itajaí Open de Surf, a ASPI realiza o Circuito Surfuturo, exclusivo para surfistas até 16 anos de idade e o Gran Master de Surf. A diretoria tem planos de realizar o Surf Noturno, evento tradicional na cidade, mas é um projeto a ser trabalhado mais adiante. A segunda etapa do Itajaí Open de Surf já está marcada para acontecer no dia 15 de junho, fazendo parte das festas de aniversário de Itajaí (SC).

O campeonato terá início às 8 horas da manhã. O local onde será realizada a competição ainda não foi definido, e a escolha vai depender onde estiver quebrando as melhores ondas. “A diretoria da ASPI sempre prezou em realizar seus eventos nas melhores condições de ondas. Vamos analisar e ver se acontece na praia Brava ou no Molhes do Atalaia”, declarou Juliano Secco, presidente da associação local. Este é seu quarto mandato alternado a frente da instituição, que hoje é uma das mais atuantes no Estado filiadas a Fecasurf.

A premiação é mais um dos atrativos da etapa, distribuindo quatro pranchas e kits aos finalistas. As vagas são limitadas, e quem não fez as inscrições ainda e for fazer no local, a organização divulgou que será por ordem de chegada à praia.

Ações paralelas da ASPI

Não são apenas as competições que a associação local tem a preocupação em fazer um bom trabalho. As ações sociais realizadas pela ASPI já são conhecidas em seus eventos, e fazem parte do contexto da competição.

No último final de semana, 4 de março, foi realizado o Mutirão Ecológico de Limpeza do Molhes do Atalaia. Esta ação social reuniu cerca de 40 pessoas comprometidas com o meio ambiente da região, sendo retirada uma grande quantidade de lixo do lugar.

Já no final de semana seguinte ao evento, dia 18 de março, a ASPI estará promovendo mais uma de suas ações. Intitulado como Surf Salva, este trabalho será feito em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itajaí (SC), e capacitará os interessados em aprender sobre as técnicas de salvamento com pranchas de surf.

Esta ação será durante todo o sábado, com as aulas teóricas na parte da manhã, e a prática na praia realizada no período da tarde. As inscrições são gratuitas e os alunos receberão diplomas, camisetas e alimentação, sem nenhum custo, um oferecimento da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí).

O Itajaí Open de Surf tem a apresentação da MRH Surfboards. Patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (SC) e Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Apoio: MRH SurfBoards, Santa Radical, ALS Transportes, Big Wave, Reverse, Brava Açai, Board Co, SOX, Open Trade, Longarina, Padang Padang Surf Shop, Moken, Zion, Santa Costa, Empty, Banana Wax, Das Antigas, Auto- Escola São Vicente, Daga e Sal Cura. Realização: ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí). Supervisão Técnica: Fecasurf.

Por João R. Lopes