Ondas excelentes encerraram o Maresia Sul Catarinense de Surf

Domingo de vento sul e ondas com excelente tamanho encerraram o Maresia Sul Catarinense de Surf na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta (SC).

Por João R. Lopes

Publicidade

Fotos: Basílio Ruy

Com o total de 154 inscritos (número recorde), o último dia de competição definiu os campeões das 12 categorias disputadas, valendo pontos para o circuito estadual da Fecasurf e Sul Catarinense.

Diferente do sábado quente e abafado, o domingo decisivo sofreu uma mudança brusca no tempo com a chegada do vento sul. O mar confirmou a previsão, com as séries chegando até 1,5 metro e mexido, mas não interferindo na qualidade das ondas para as finais.

O número de inscritos totalizou 154 competidores, obrigando a direção de prova a utilizar um segundo palanque nos dois dias. Desta vez a Prainha recebeu as categorias Petiz, Infantil, Adaptados e a Feminino Infantil, Feminino Iniciantes (categorias novas no circuito), Feminino Junior e Feminino Open. As demais categorias continuaram na praia do Cardoso, onde estava a estrutura principal.

Os eventos realizados no Farol de Santa Marta (SC) sempre foram um verdadeiro desafio. As condições climáticas e a localização geográfica sempre serão fatores a serem considerados, mas que vale a pena todo o esforço trabalho pela beleza do lugar e a qualidade das ondas. Esta etapa valeu pelo SC QS 6000, formato introduzido neste ano pela Fecasurf, valendo pontos importantes para o circuito estadual.

Outra novidade desta etapa foi à abertura do Sul Catarinense de Surf, circuito que vem movimentando o litoral sul do Estado. A parceria firmada entre os promotores Angelo Ribeiro (AR Surf Eventos) e Tales Andrade (Silverbay), junto com a ASTFSM (Associação de Surf e Tow-In do Farol de Santa Marta) e ASG (Associação de Surf de Garopaba), promete render muitos eventos de alto nível na região, virando referência no Estado.

Excelentes performances foram apresentadas em todas as categorias, sendo a marca registrada durante o final de semana. Nomes importantes do esporte que fizeram história no surf catarinense marcaram presença, mesclados com a geração de ponta das categorias de base da Fecasurf.

Doze finais no Farol

Algumas finais chamaram a atenção, como a vitória incontestável de Jorge Correa, local da praia Brava de Florianópolis, na decisão da Master. Ele colocou quase todos seus adversários em combinação na final para festejar a primeira colocação.

Quem também se deu bem com seus resultados foi o paranaense Anuah Chiah, primo do ex-top mundial Jihad Kodr. O garoto venceu as categorias Infantil e Petiz, levando uma bela premiação para Matinhos (PR), cidade onde mora.

Em três categorias do surf feminino (Iniciantes, Junior e Open), Yasmin Dias foi soberana, sagrando-se campeã da etapa. Na Feminino Infantil, a pequena Gabriely Vasque levou a melhor, se tornando uma das primeiras vencedoras desta categoria, que faz sua estreia nos campeonatos da Fecasurf do SC QS 6000 em 2017.

Tayron da Silva conquistou sua primeira vitória na Junior no circuito, quando virou o resultado a seu favor no último minuto da decisão. A categoria Adaptados é sempre uma superação por parte de seus competidores, que independente do resultado, mostra que todos são verdadeiros campeões da vida. Desta vez o título foi para Itajaí (SC), com Jonatham Borba.

Kainan Meira, aniversariante do dia, teve dois belos presentes no domingo decisivo, vencendo as categorias Mirim e Iniciantes. E na última decisão da etapa, o local Edmilson Eufrásio mostrou determinação e foco para vencer grandes nomes do esporte em Santa Catarina,como Raphael Becker,Álvaro Bacana e Eloin Travisani. Eufrásio saiu com o título da Open, para a felicidade da comunidade local do Farol.

A próxima etapa do SC QS 6000, também válida pelo circuito Sul Catarinense de Surf, acontece em Garopaba (SC), nos dias 18 e 19 de março, com local a definir. Será mais um evento reunindo os melhores surfistas do sul do país em ondas sensacionais na capital do surf de Santa Catarina.

O Maresia Sul Catarinense de Surf teve a apresentação da Santa Marta Surf Shop. Patrocínio da Index Krown Surfboards, Sorveteria Lambe e Gela, Silverbay e Dragon. Co-patrocínio da Go Home, Faculdades FUCAP, Mormaii, Opulence, e Prefeitura Municipal de Laguna. Apoio: Hotel Farol, Rise Up Wax, Supermercado Cardosão, Pousada Baiuka, DeLucca Surf Shop, Session Store, Project Morona, Admol, Drogaria e Farmácia Santa Marta. Realização: AR Surf Eventos. Supervisão Técnica: ASTFSM (Associação de Surf e Tow In Farol de Santa Marta), A-Tow Inj  e Fecasurf.

Resultados

Open

1º- Edmilson Eufrásio

2º- Eloin Travisani

3º-  Raphael Becker

4º- Álvaro Bacana

Junior

1º- Tayron da Silva

2º- Wallace Vasco

3º- Anderson Junior

4º- Ignácio Gundensen

Mirim

1º- Kainan Meira

2º- Wallace Vasco

3º- Guilherme Marques

4º- Ian Casal

Iniciantes

1º- Kainan Meira

2º- Arthur Romão

3º- Patrick Plachi

4º- Gabriel Junior

Master

1º- Jorge Correa

2º- Raphael Becker

3º- Roni Ronaldo

4º- Álvaro Bacana

Infantil

1º- Anuah Chiah

2º- Caetano Silveira

3º- Noah Machado

4º- Takeshi Oyama

Petiz

1º- Anuah Chiah

2º- Davi Glazer

3º- Artur Darela

4º- Matheus dos Santos

Feminino Open

1ª- Yasmin Dias

2ª- Manu Pacheco

3ª- Fernanda Espíndola

4ª- Ângela Carolina Fortes

Feminino Junior

1ª- Yasmin Dias

2ª- Ariela Andrade

3ª- Manu Pacheco

4ª- Manu Ronnau

Feminino Iniciantes

1ª- Yasmin Dias

2ª- Ariela Andrade

3ª- Anita La Greca

4ª- Luara Mandeli

Feminino Infantil

1ª- Gabriely Vasque

2ª- Sofia da Rocha

3ª- Diana Santiago

4ª- Luara Mandeli

Adaptados

1º- Jonathan Borba

2º- Robson Gasperi

3º- Nen

4º- Gelder

Galeria de Imagens