Nayson vence Open e Rafael é vice, Barros supera Sandro na Master, e Nadson bate favoritos na Junior

As quatro manobras ‘base lip’ esculachando o crítico fizeram o master Alex Cavalcante protagonizar e vencer a bateria (semi-final Open) mais emocionante do ano. Foto Denys Sarmanho/ Craud.net
Campeonato Paraense de Surf 2016
2ª Etapa do Circuito Paraense
Data: Dias 29 e 30 de dezembro
Hora: Á partir das 07:00 hrs
Local: Praia do Farol Velho
Aonde: Salinópolis PA
Categorias: Open, Master, Junior, Feminino, Iniciante e SUP Wave

Final Open: Nayson Costa dominou a bateria com um ‘backside’ fluido, e variando nas manobras surfou as melhores séries de ‘outside’ finalizando cada onda até a beira. Rafael Correa apostou nas intermediárias e não fez boas escolhas, sempre preciso nas rasgadas, surfou o suficiente para abraçar o segundo posto do pódio e culpou a prancha pela derrota. Janilson Mesquita tentou ‘chegar junto’, e também de ‘backside’ registrou alguns belos ‘snaps’ e batidas curtas de ‘backside’, ficando em terceiro no somatório. Alex Cavalcante, atleta da capital, fez história na ‘semi’ ao vencer a batera que tinha como adversário nada menos que o campeão Nayson Costa, e também o dedicado atleta Paulo Rogério, que segue evoluindo sistematicamente e representando o Pará no Circuito Brasileiro da CBS. Alex não repetiu a performance da bateria anterior mas subiu no pódio em um mais do que honroso quarto lugar.

Publicidade

Final Master: O experiente competidor e atual kitesurfista Rogério ‘pingo’ Barros, disputou com o ‘xerife’ Sandro Rogério a liderança da bateria onda após onda, desferindo fortes ‘patadas’ de ‘frontside’ foi superior ao ‘backside’ simetricamente afiado de Sandro Rogério e venceu o combate, sagrando-se campeão da categoria, com Sandro subindo ao pódio como vice da etapa. Alex Cavancante demonstrou cansaço devido a maratona de baterias até chegar as finais das duas categorias e surfou o suficiente para ficar em terceiro. Denys Sarmanho, que enfrenta uma complicação médica, nem deveria participar do evento, porém era só alegria com a quarta colocação após ter avançado três baterias e eliminado alguns favoritos.

Final Junior: Nadson Costa bem mais centrado na competição, em comparação com o evento disputado na semana passada, desta vez acertou belos e fortes ‘bottom turns’ para executar rasgadas precisas em ondas da série, e superar as feras Bruno Soares e Hiago Muniz, segundo e terceiro lugares respectivamente, e mostrar que na categoria não existe favoritismo ao levar o título da etapa. Deyse Silva competiu com a garotada, fez final e subiu em quarto no pódio.

Final Iniciante: Zé Carlos surfou direitas mais longas, e com ‘snaps’ funcionais superou Roberto Silva, que não se achou na final e foi o segundo melhor. André Luis ficou em terceiro, deixando o ‘gromet’ Gustavo Felix em quarto.

Final Feminino: Apenas duas atletas participaram desta categoria: Deyse Silva e Liliane d’Oliveira. Liliane fez bonito e abrindo a bateria largou na frente, Deyse que subiu no pódio da Junior, logo mostrou sua superioridade em uma esquerdinha que quebrou dentro da área de competição, dropando de ‘backside’, desferiu fortes rasgadas para finalizar na junção e somar mais uma vitória na carreira.

Final SUP Wave: Briga aberta entre o surf clássico de Gilvandro e a radicalidade de Janilson. O local do Atalaia atacou tudo que apareceu no horizonte e acertou a pegada, o que lhe rendeu o título da etapa. Gilvandro superou o outro belenense da bateria, George Wellington e ficou em segundo. George por sua vez superou Nayson Costa e abraçou a terceira colocação, ficando Nayson em quarto.

Resultado Final
1 Nayson Costa          Salinas
2 Rafael Correa          Salinas
3 Janilson Mesquita Salinas
4 Alex Cavalcante     Belém

Master
1 Rogério Barros      Salinas
2 Sandro Rogério     Salinas
3 Alex Cavalcante    Belém
4 Denys Sarmanho Salinas

Junior
1 Nadson Costa Salinas
2 Bruno Soares  Salinas
3 Hiago Muniz   Salinas
4 Deyse Silva      Salinas

Iniciante
1 Zé Carlos           Salinas
2 Roberto Silva  Salinas
3 André Luis        Salinas
4 Gustavo Felix  Salinas

Feminino
1 Deyse Silva             Salinas
2 Liliane d’Oliveira Salinas

SUP Wave
1 Janilson Mesquita    Salinas
2 Gilvandro Junior      Belém
3 George Wellington Belém
4 Nayson Costa             Salinas

Apoio/ patrocínio: Governo do Pará, Prefeitura de Salinópolis, Setursal, Hotel Solar, Banana Wax, site Craud.net e Abraspo
Realização: Federação Paraense de Surf Fepasurf
Divulgação: www.craud.net, surfguru.com.br, waves.com.br, studiosurf.com.br, surfbahia.com.br, blog manobra radical e innersport.com.br

Fotos Denys Sarmanho/ Craud.net

Por Denys Sarmanho/ Craud.net

Galeria de Imagens