Pena Little Monster dá a largada para a terceira etapa do Circuito em 2017

Estrutura Pena Little Monster. Foto Lima Junior

O Pena Little Monster deu a largada na terceira e última etapa do circuito 2017, que foi em iniciado em Paracuru (CE), passou por Itacaré (BA) e está sendo encerrado em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Publicidade

É a primeira vez que a competição criada em 2014 pela marca Pena para revelar novos monstrinhos na Região Nordeste, tem uma etapa no Sudeste do país. Na sexta-feira de ondas pequenas e muito vento na Praia do Forte, foram iniciadas as categorias Sub 14, Sub 16 e a Pro Junior Sub 20 masculina, que também vale pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). As outras quatro categorias começam no sábado, a partir das 8h00 em Cabo Frio.

Um dos destaques do primeiro dia foi o cearense Cauã Costa, que é patrocinado pela marca Pena. Ele competiu nas três categorias iniciadas na sexta-feira e venceu todas as baterias. Na Sub-14, que ele já é praticamente o campeão do Circuito Pena Little Monster 2017, derrotou os também cearenses Guilherme Lemos e Cauet Frazão, e Caio Knappi, do Rio de Janeiro. Na Sub-16, onde ocupa a quinta posição no ranking liderado pelo saquaremense Daniel Templar, superou mais um surfista do Rio de Janeiro, Valentino Belga, além do capixaba João Lucas e do paulista Yan Sondahl. E na Pro Junior, as vítimas foram o fluminense Bernardo Bordowski e o paranaense Kaian Meira.

“O mar não está tão bom como eu gostaria, está ventando bastante, mas tem umas marolinhas boas que deu para vencer as três baterias que disputei hoje (sexta-feira) aqui”, disse Cauã Costa, que já tem vários títulos nos três anos de história do Pena Little Monster. “Minha expectativa, como sempre, é ganhar. Estou muito feliz por ter avançado para a segunda fase das três categorias e vamos voltar com tudo amanhã de novo”.

Enquanto Cauã Costa lidera o ranking Sub-14, a categoria Sub-16 é a única que não está com um surfista do Nordeste na frente. O melhor nas duas etapas disputadas no Ceará e na Bahia foi Daniel Templar, de Saquarema (RJ). Ele venceu a segunda em Itacaré e o cearense Thiago Eduardo, que se classificou na última bateria, é o seu principal concorrente na disputa pelo título Sub 16 do Pena Little Monster 2017. Templar estreou com vitória nesta categoria e passou em segundo na bateria do Pro Junior, vencida pelo cearense Lucas Bezerra.

“O mar está muito difícil, bastante vento, as condições estão bem complicadas, mas minha expectativa está muito boa para conseguir um bom resultado aqui”, disse Daniel Templar. “Minha prancha está boa, tá no pé e estou conseguindo pegar umas ondas boas nas baterias. Agora vamos com tudo pra próxima fase, para tentar continuar avançando tanto na Pro Junior como na Sub-16, que eu to liderando o ranking”.

PRO JUNIOR SUB 20 – A categoria Pro Junior, para competidores com até 20 anos de idade, foi a última a ser iniciada na sexta-feira e todos os surfistas que estão na frente do ranking estrearam na primeira fase. Eles ainda terão que passar por mais uma para alcançar os cabeças de chave mais bem ranqueados na ABRASP, que só entram na terceira fase. Essa etapa vai definir o campeão do Circuito Pena Little Monster, mas ainda terá outro evento para decidir o título brasileiro Pro Junior de 2017 da Associação Brasileira de Surf Profissional.

No momento, dois surfistas dividem a liderança do ranking, o potiguar Israel Junior e o cearense Mathias Ramos. O surfista de Baía Formosa, mesma cidade do potiguar Italo Ferreira da elite mundial do CT, foi o primeiro a entrar no mar e venceu a segunda bateria, derrotando o baiano Felix Martins, com ambos eliminando dois surfistas do Rio de Janeiro, Juninho Malta e Lui Augustin. A classificação em primeiro lugar foi conquistada nas duas últimas ondas que ele surfou na bateria que era liderada pelo baiano Felix Martins.

“A bateria foi bastante difícil, o mar também está difícil, ondas pequenas, muito vento e eu boiei pra caramba no início”, disse Israel Junior. “Só depois de um tempo eu consegui achar duas ondinhas e fui administrando a bateria. Fiquei em segundo lugar o tempo todo e no finalzinho eu consegui pegar uma esquerdinha que deu para fazer umas manobras para passar em primeiro. O mar está bem difícil, mas espero surfar bem nas próximas porque eu quero sair daqui liderando o ranking brasileiro e como campeão Pro Junior do Pena Little Monster”.

MAR GELADO – Quem também está com o mesmo objetivo é o cearense Mathias Ramos, que se classificou em segundo lugar no confronto que fechou a sexta-feira e foi vencido por Yuri Fernandes, do Rio de Janeiro. Assim como Israel Junior, Mathias ganhou uma etapa e ficou em quinto lugar na outra prova disputada nas águas quentes do Nordeste. Em Cabo Frio, a condição é bem diferente, com o mar bem mais gelado do que em Paracuru (CE) e Itacaré (BA).

“Cara, achei muito difícil competir aqui, mas graças a Deus consegui achar umas ondas boas para passar essa bateria”, disse Mathias Ramos. “Eu vim aqui para esse evento com objetivo de ganhar para ser campeão do circuito (Pena Little Monster), então vou pra cima com tudo, porque hoje (sexta-feira) foi só o começo do jogo. Eu entrei só de bermuda na bateria e senti bastante frio, to tremendo aqui, mas é isso aí, a gente tem que estar preparado para tudo”.

MELHOR DO DIA – Mathias e Israel lideram o ranking com 1.610 pontos e são seguidos de perto por outro cearense, Jannifer de Souza, que fez a melhor apresentação do primeiro dia nas ondas geladas da Praia do Forte, em Cabo Frio. Ele ganhou a maior nota – 7,5 – e fez o maior placar – 13,50 – das 22 baterias disputadas na sexta-feira. Jannifer está hospedado na casa de Silvana Lima em Cabo Frio e é até patrocinado pela cearense, que no mesmo dia foi campeã do Swatch Pro Trestles na Califórnia, Estados Unidos.

“Só tenho que agradecer a Deus por estar vivendo esse momento maravilhoso aqui”, disse Jannifer de Souza. “Tem poucas ondas, mas consegui achar as boas que entraram na bateria e só tenho que agradecer a todos que torcem por mim, minha família e fiquei feliz em saber que a Silvana Lima, que me patrocina, já está na final do CT lá em Trestles. Eu estou muito focado nesse evento, porque na primeira etapa fiquei em segundo lugar, mas na segunda eu me machuquei e fiquei em nono. Agora eu vim com tudo pra essa e espero levar o título pra casa”.

A etapa final do Pena Little Monster 2017 está sendo realizada com apresentação da CT Wax, patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Cabo Frio, apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Cabo Frio Surf Clube. O evento é promovido pela Top 16 Promoções e a categoria Pro Junior organizada pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). A competição está sendo transmitida ao vivo pelo www.pena.com.br

———————————————————–

João Carvalho – JBC Notícias e Assessoria do Surf

Assessoria de Imprensa do Pena Little Monster

(48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

Reportagens e fotos – Lima Junior / Pena

———————————————————–

RESULTADOS DO PENA LITTLE MONSTER NA SEXTA-FEIRA EM CABO FRIO:

CATEGORIA PRO JUNIOR SUB 20 – PRIMEIRA FASE – 3.o=41.o lugar e 4.o=53.o lugar:

1.a: 1-Davi Sobrinho (CE), 2-Vitor Ferreira (RJ), 3-Pedro Amorim (RJ)

2.a: 1-Israel Junior (RN), 2-Felix Martins (BA), 3-Juninho Malta (RJ), 4-Lui Augustin (RJ)

3.a: 1-Jannifer de Souza (CE), 2-Gustavo Ramos (SC), 3-Russinho (CE)

4.a: 1-Jonathan Santos (RN), 2-Pedro Paiva (RJ), 3-Yan Sondahl (SP)

5.a: 1-Lucas Bezerra (CE), 2-Daniel Templar (RJ), 3-Cauet Frazão (CE), 4-Daniel Domingos (RJ)

6.a: 1-Victor Soares (RJ), 2-João Quintanilha (RJ), 3-Victor Costa (RN)

7.a: 1-Sinoe Cronier (PE), 2-Valentino Belga (RJ), 3-Marcus Vinicius (RJ)

8.a: 1-Kedian Zamora (RJ), 2-Joel Dantas (RJ), 3-João Lucas (ES)

9.a: 1-Bernardo Ribeiro (RJ), 2-Lorenzo Venturim (ES), 3-Emanoel Tobias (RN)

10: 1-Cauã Costa (CE), 2-Bernardo Bordovsky (RJ), 3-Kaian Meira (PR)

11: 1-Valentin Neves (RJ), 2-Davi Mendes (BA), 3-Giovani Alves (RN)

12: 1-Yuri Fernandes (RJ), 2-Mathias Ramos (CE), 3-Thiago Eduardo (CE)

CATEGORIA SUB 16 – PRIMEIRA FASE – 3.o=13.o lugar e 4.o=19.o lugar:

1.a: 1-Daniel Templar (RJ), 2-Caio Knappi (RJ), 3-Pedro Amorim (RJ), 4-Bernardo Ribeiro (RJ)

2.a: 1-Bryan Ramos (BA), 2-Valentim Neves (RJ), 3-Luis Fernando (ES), 4-Russinho (CE)

3.a: 1-Cauã Costa (CE), 2-Valentino Belga (RJ), 3-João Lucas (ES), 4-Yan Sondahl (SP)

4.a: 1-Lucas Bezerra (CE), 2-Guilherme Hilel (RJ), 3-Artur Araújo (RN), 4-Danilo de Souza (RJ)

5.a: 1-Davi Mendes (BA), 2-Kaian Meira (PR), 3-Cauet Frazão (CE), 4-Kauai Marinho (RJ)

6.a: 1-Thiago Eduardo (CE), 2-Bernardo Bordovsky (RJ), 3-Enzo Polastri (RJ)

CATEGORIA SUB-14 – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=9.o lugar e 4.o=13.o lugar:

1.a: 1-Cauã Costa (CE), 2-Guilherme Lemos (CE), 3-Caio Knappi (RJ), 4-Cauet Frazão (CE)

2.a: 1-Jeronimo Barros (BA), 2-Luis Fernando (RJ), 3-Pedro Rian (CE), 4-Gustavo Neves (BA)

3.a: 1-Sunny Pires (RJ), 2-Braian Ramos (BA), 3-Alisson Matheus (RN), 4-Breno Matos (BA)

4.a: 1-Kainan Meira (PR), 2-Yan Sondahl (SP), 3-Artur Araújo (RN), 4-Kalani Rato (RJ)

PRÓXIMAS BATERIAS DO PENA LITTLE MONSTER EM CABO FRIO:

CATEGORIA PRO JUNIOR – SEGUNDA FASE – 1.o e 2.o=Terceira Fase e 3.o=33.o lugar:

1.a: Davi Sobrinho (CE), Felix Martins (BA), Jannifer de Souza (CE)

2.a: Vitor Ferreira (RJ), Israel Junior (RN), Gustavo Ramos (SC)

3.a: Jonathan Santos (RN), Daniel Templar (RJ), Victor Soares (RJ)

4.a: Pedro Paiva (RJ), Lucas Bezerra (CE), João Quintanilha (RJ)

5.a: Sinoe Cronier (PE), Joel Dantas (RJ), Bernardo Ribeiro (RJ)

6.a: Valentino Belga (RJ), Kaian Zamora (RJ), Lorenzo Venturim (ES)

7.a: Cauã Costa (CE), Davi Mendes (BA), Yuri Fernandes (RJ)

8.a: Bernardo Bordowsky (RJ), Valentin Neves (RJ), Mathias Ramos (CE)

CATEGORIA PRO JUNIOR – TERCEIRA FASE – entrada dos cabeças de chave:

——————-1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=17.o lugar e 4.o=25.o lugar:

1.a: Theo Fresia (RJ), Gustavo Borges (RS),

2.a: Fabio Martins (PR), Igor Moraes (SP),

3.a: Nathan Kawani (SP), Edher Reis (SP),

4.a: João Chianca (RJ), Airton Dian (RJ),

5.a: Renan Pulga (SP), Taiwan Chan (BA),

6.a: Lucas Paes (RJ), Douglas Silva (PE),

7.a: Arthur Alves (RN), Raul Reis (SP),

8.a: Weslley Dantas (SP), Arthur Cerqueira (BA)

CATEGORIA PRO JUNIOR FEMININA – 1.a e 2.a=Semifinais / 3.a=9.o lugar e 4.a=13.o lugar:

1.a: Kaiane Reis (RJ), Julia Duarte (RJ), Giovana Meireles (RJ)

2.a: Karol Ribeiro (RJ), Açucena Vaz (SP), Rafaela Coelho (SC)

3.a: Larissa dos Santos (CE), Luara Thompson (RJ), Tainara Vieira (CE)

4.a: Yanca Costa (CE), Leticia Cavalcante (CE), Bruna Neves (RJ)

CATEGORIA SUB-16 – SEGUNDA FASE – 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=7.o lugar e 4.o=10.o lugar:

1.a: Daniel Templar (RJ), Valentim Neves (RJ), Cauã Costa (CE), Guilherme Hilel (RJ)

2.a: Davi Mendes (BA), Bernardo Bordovsky (RJ), Bryan Ramos (BA), Caio Knappi (RJ)

3.a: Lucas Bezerra (CE), Valentino Belga (RJ), Thiago Eduardo (CE), Kainan Meira (PR)

CATEGORIA SUB-14 – SEMIFINAIS – 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:

1.a: Cauã Costa (CE), Luis Fernando (ES), Sunny Pires (RJ), Yan Sondahl (SP)

2.a: Jeronimo Barros (BA), Guilherme Lemos (CE), Kainan Meira (PR), Braian Ramos (BA)

CATEGORIA SUB-12 – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=9.o lugar e 4.o=13.o lugar:

1.a: Pedro Rian (CE), Rafael Gimenez (BA), Matheus Neves (BA)

2.a: Cauet Frazão (CE), Adriano de Souza (CE), Sunny Pires (PR)

3.a: Guilherme Lemos (CE), Rayan Fadul (BA), Pedro Henrique (RJ)

4.a: Alisson Matheus (RN), Breno Matos (BA), Kadu Pasquinha (MA)

CATEGORIA SUB-10 – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Final / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:

1.a: Guilherme Lemos (CE), Kadu Pasquinha (MA), Guilherme Soares (MA)

2.a: Victor Santos (RN), Matheus Neves (BA), Rickson Falcão (RJ)

CATEGORIA SUB-08 – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Final / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:

1.a: Victor Santos (RN), Pablo Gabriel (RJ), Ramon Kurpan (RJ)

2.a: Lanai Thompson (RJ), Diego de Souza (RJ), Raoni Sampaio (RJ)

Por João Carvalho

Galeria de Imagens