Surfistas de Salinópolis se mobilizam no Dia Mundial de Limpeza das Praias

O lixo removido pela galera do Surf e do Bodyboard na praia Maçarico, em Salinópolis, Pará. Foto Divulgação

Uma turma de surfistas do município de Salinópolis, nordeste do Pará, se reuniu em torno de um objetivo comum: Preservar e fiscalizar as praias de Salinas.

Publicidade

Semana passada estávamos surfando na praia do Maçarico, devido a um ‘swell’ de verão que havia encostado e que dava uma boa condição para o surf em uma bancada isolada da praia do Maçarico, o local pode ser acessado por uma trilha á partir do calçadão, ou pela praia e fica longe dos olhos da população e também do poder público. Não deixamos de notar uma enorme quantidade de lixo de todo tipo infestando justamente a faixa de areia demarcada pela maré: garrafas pet, sandálias, isopor, restos de redes de pescas, dentre outros dejetos.

Praia do Maçarico, Salinópolis Pa. Foto Divulgação
Praia do Maçarico, Salinópolis Pa. Foto Divulgação

Incomodado que sou com essas mazelas do homem moderno, comentei com meu amigo e parceiro de surf Ronaldo Nóbrega, e para o seu filho, que deveríamos urgente tomar alguma atitude em relação a isto, e que poderíamos aproveitar o domingo em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza das Praias para realizar um mutirão ecológico no local. Infelizmente eu, e o Felipe Nóbrega, filho do Ronaldo não podemos participar desta primeira ação, fomos escalados para competir em São Luis MA, na 2ª Etapa da ASBOA.

Mas para minha felicidade, o Ronaldo tomou á frente da empreitada e garantiu o sucesso do mutirão, que consistia em limpar e remover o lixo daquela área já tão degradada, e que em nada combinava com toda aquela exuberante natureza local.

A galera que participou do mutirão no dia Mundial de Limpeza das Praias. Foto Divulgação

Participaram desta primeira investida os surfistas Ronaldo Nóbrega, Cláudia, Alex, Ronaldo ‘empadinha’, Saru, Jorge e Druid, a galera que mora próximo e pratica o Bodyboard no Maçarico, o Lucas , o Matheus e o Rodrigo, dentre outros amigos.

O lixo não foi todo removido, e uma nova investida será feita no local para a retirada do mesmo.

Por Denys Sarmanho/ Terra do Surf

Galeria de Imagens